O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A Companhia denominada Muzambinho organizou-se para levar a efeito a construção do prolongamento da Estrada de Ferro Minas e Rio desde Três Corações até o ponto navegável do rio Verde, com um ramal para a cidade da Campanha.
Em fins do ano de 1891 deu a Companhia começo aos trabalhos de construção e a 28 de Maio de 1892 abriu-se ao tráfego o trecho de Três Corações a Varginha, com 34,385 quilômetros, chegando à estação Fluvial a 15 de Janeiro de 1893, ficando toda a linha com o desenvolvimento de 57,095 quilômetros. Só a 24 de março de 1894 inaugurou-se o tráfego do ramal da Campanha, que parte de Freitas na Minas e Rio, até Águas Virtuosas, com 43 quilômetros; em 8 de Outubro de 1894 até Cambuquira e em 3 de Março de 1895 até Campanha, ficando todo o ramal com 86 quilômetros.
Em Agosto de 1895 foi aberto ao tráfego, na linha principal, o trecho até Espera, e em Novembro até Pontalete, ou ao todo, 25,645 quilômetros. Em 1896, a Companhia abriu mais ao tráfego, nesta linha, 22,500 quilômetros, subindo a 48,145 quilômetros o desenvolvimento total em tráfego, a partir de Fluvial.
Em 1897 chegou o tráfego à estação do Areado, onde ficaram paralisados os trabalhos de construção até hoje. O leito está preparado em 38 quilômetros além do Areado.
A linha principal e o ramal da Campanha têm a extensão total de 237,960 quilômetros.
O custo total das linhas sobe a 12.114:829$ ou 50:901$ por quilômetro. A bitola das linhas é de um metro, o menor raio das curvas 104 metros e a maior declividade 0m,018. Ultimamente esta Companhia foi encampada pelo Estado de Minas, que em meados de 1908 a vendeu à União.
|
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |