O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A atual Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais teve origem na Companhia Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Campinas, que iniciou a construção deste primeiro trecho em 15 de Março de 1870.
A 19 de Janeiro de 1874 deu-se começo à construção do prolongamento para S. João do Rio Claro; em 18 de Fevereiro de 1876 inaugurou-se a construção do ramal de Moji-Guaçu, cujo tráfego, até Araras, foi iniciado em 10 de Abril de 1877, e de Araras a Pirassununga, em 24 de Outubro e 1878. Todo este ramal, até Descalvado, acha-se em tráfego desde 4 de Novembro de 1881. Finalmente, construído e aberto ao tráfego o ramal de Santa Veridiana, em 1893, ficava completa a rede de bitola larga da Companhia, com a extensão total de 279,487 quilômetros. As condições técnicas da linha são as seguintes: bitola 1m,60, declividade máxima 0m,020 e raio mínimo 300 metros.
|
Em 1892 foi adquirida pela Companhia Paulista a rede de estradas, que eram de propriedade da Rio Claro S. Paulo Railway Company. Constitui hoje a seção denominada "Rio Claro" e é de bitola de 1m,0.
A construção da linha do Rio Claro a S. Carlos do Pinhal começara em 15 de Outubro de 1881 e a 2 de Maio de 1883 se achava em tráfego. Esta seção, incluindo linha principal e ramais, em tráfego, tem a extensão de 737,616 quilômetros.
Se juntarmos 40,868 quilômetros da linha de bitola de 0m,60, obteremos o total de 1.057,971 quilômetros de linha em tráfego de propriedade da Companhia, sendo o custo total das linhas, até 31 de Dezembro de 1906, de 107.630:476$187, computando ao câmbio par o preço da compra da Estrada de Ferro Rio Claro, que ainda não foi amortizado (£ 2.404.200).
Na bitola estreita o raio mínimo empregado é de 120m,76 e declividade máxima de 0m,018.
Côrte - Município neutro
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |