O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
A 24 de Novembro de 1860 foram começados os trabalhos de construção da estrada de ferro de Santos a Jundiaí A linha foi dividida em três secções: a 1ª de Santos à Raiz da Serra, a 2ª de S. Paulo a Jundiaí
Em 16 de Fevereiro de 1867 foi entregue ao tráfego toda a linha até Jundiaí, com a extensão total de 139 quilômetros.
A Companhia S. Paulo Railway, concessionária da linha, fez novo contrato com o Governo geral em 17 de Julho de 1895, no qual se estipulava a duplicação da linha.
Aprovados os estudos em 3 de Setembro de 1896, começaram as obras desde logo e ficaram concluídas em Novembro de 1900.
A importância gasta com a duplicação elevou-se a 46.098:450$517, tendo sido o custo do material comprado no estrangeiro, reduzido a moeda nacional, no valor médio de 31$710 por libra esterlina, durante o recebimento dos materiais e a execução das obras.
|
Se a esta quantia juntarmos o custo da linha primitiva no valor de 23.555:850$, obteremos para custo total desta estrada a elevada soma de 69.654:300$507.
O capital atual desta companhia, reconhecido pelo Governo, é de £ 6.738.802-15-11.
A Serra do Mar foi vencida pela nova linha por meio de cinco planos inclinados, empregando-se a declividade máxima de 0m,111.
A diferença de nível entre a Raiz da Serra e o Alto, é de 796 metros e a extensão de 10,598 quilômetros.
A linha é de bitola larga, de 1m,60, e apresenta obras de arte importantes.
Existem 16 viadutos, com o comprimento total de 1.342 metros; 15 túneis, com o comprimento total de 1.391 metros, dos quais o maior tem a extensão de 260 metros.
O raio mínimo empregado é de 241 metros e a declividade máxima nos trechos em que o sistema é o comum, foi de 0m,025.
Côrte - Município neutro
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |