O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias
|
Em fins de 1894, foram encetadas as obras de construção da Estrada de Ferro de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro.
Foi projetada com 39,770 quilômetros de extensão, desde o porto da Piedade até Teresópolis, com três secções respectivamente de 22,340 quilômetros, 10,100 quilômetros e 7,330 quilômetros, sendo a bitola de um metro.
Na primeira e terceira seção o menor raio é de 110 metros e a maior declividade 0m,018; na segunda, porém, para vencer a serra empregou-se pela terceira vez no Brasil o sistema de cremalheira Riggenbach, sendo o raio mínimo de 100 metros e a declividade máxima de 0m,150.
|
Em Novembro de 1896 foi aberta ao tráfego a primeira seção que ficou reduzida a 21,680 quilômetros, tendo sido o seu custo de 1.193:714$.
Atualmente a extensão em tráfego é de 27,680 quilômetros, por já se terem entregue ao tráfego seis quilômetros da serra.
Prosseguem com atividade os trabalhos de construção, que já se acham próximos de alcançar a cidade de Teresópolis.
A Estrada de Ferro Teresópolis juntamente com a construção da cidade de Teresópolis foi parte do projeto de mudança da capital do estado do Rio de Janeiro, no início da República, similar aos das novas capitais do Brasil, no planalto central; e de Minas Gerais, na "Cidade de Minas" (Belo Horizonte).
Durante a Revolta da Armada (Set. 1893 - Mar. 1894), o governo fluminense retirou-se de Niterói para Petrópolis.
O governo federal permaneceu no Rio de Janeiro, sob bombardeio da Esquadra. O presidente ia de bonde para sua casa no subúrbio, à noite, sem escolta (FRC).
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |