Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
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Ouro Preto - Mariana
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Em projeto

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Trem da Mata Atlântica
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Trem Curitiba - Lapa

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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

CPEF - Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Locomotivas a vapor da CPEF

Flavio R. Cavalcanti - 31 Jul. 2013

Essas tabelas são, apenas, índices de um conjunto (sem data) de plantas de locomotivas a vapor da CPEF - Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que chegaram até o “Centro-Oeste”, por cortesia do Jorge Hereth.

Portanto, não representam o roster completo de todas as épocas, e talvez nem de um momento específico, ainda a ser identificado.

As fotos que acompanharão, de início, algumas das plantas foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa da Fepasa - Ferrovias Paulistas, para a divulgação de seu Concurso de Ferreomodelismo.

Os números da última coluna de cada tabela são apenas uma numeração de controle, atribuída pelo “Centro-Oeste” para facilitar a localização das folhas.

Este projeto — até onde poderá chegar, quando completo — é extremamente trabalhoso, e por isso será desenvolvido e disponibilizado por partes, paralelamente a vários outros projetos em andamento no site.

«» • — “”

Locomotivas a vapor de bitola 1,600 metro

Fabricante Tipo Peso
total (kg)
Fls.
5 Dubs 4-4-0 59.040 03
10 a 12 Baldwin 4-4-0 55.592 04
20 Oficinas CPEF Jundiaí 4-4-0 68.224 05
21 a 24 Baldwin 4-4-0 68.224 06
30 a 32 Baldwin 4-4-0 86.694 ? 07
40 a 41 Baldwin 4-6-0 83.809 08
50 a 55 Borsig 4-4-0 108.400 09
60 a 61 Baldwin 4-6-0 117.731 10
70 a 75 Alco 4-6-0 131.270 11
80 a 83 Alco 4-6-2 ? 152.042 12
110 Dubs 2-6-2 71.040 13
111 Dubs 2-8-0 75.300 14
120 Baldwin 2-8-0 80.679 15
121 a 126 Baldwin 2-8-0 80.679 16
127 Baldwin 2-8-0 80.679 17
130 a 131 Dubs 2-8-0 76.200 18
140 a 145 Baldwin 2-8-0 90.689 19
20
150 Baldwin 2-8-0 111.397 21
160, 162, 163 Baldwin 2-8-0 111.397 22
161, 164, 165 Baldwin 2-8-0 111.397 23
25
170 a 171 Baldwin 2-8-0 111.397 24
172 Baldwin 2-8-0 111.397 25
180 a 182 Baldwin 2-8-0 129.086 26
193 a 194 Henschel 4-10-2 145.520 27
200 a 202 Baldwin 0-6-2 27.758 28
203 Baldwin 0-6-2 33.180
36.600
29
210 a 216 Baldwin 0-6-2 33.747 30
220 Dubs 2-4-0 39.000 31
230 Dubs 4-4-0 35.000 32
240 a 241 Baldwin 2-6-2 55.454 33
1 John Fowler 4-4-0 42.000 02

Locomotivas a vapor de bitola 1,000 metro

Fabricante Tipo Peso
total (kg)
Observações* Fls.
600 a 607 Baldwin 4-6-0 60.059 nº 606 e 607 antigo nº 12 e 13 Douradense 04
610 a 613 Baldwin 4-6-0 69.086   05
46
620 a 622 Baldwin 4-6-0 66.362   06
45
625 a 626 Alco 4-8-2 118.634 ex-n° 660 e 661 07
49
630 a 633 Alco 4-6-0 74.088 Vendidas 08
630 a 636 Baldwin 4-6-2 76.362 ex-nº 650 a 656 09
640 a 643 Baldwin 4-6-0 69.498   10
48
660 a 661 Alco 4-8-2 118.634 (renumeradas 625 a 626) 07
49
670 a 671 Baldwin 4-8-2 113.292   11
680 a 695 Baldwin 4-8-2 121.133   12
705 Henschel 2-6-0 52.820   13
705 Baldwin 2-6-0 54.400 ex EF Morro Agudo 44
710 a 723
730 a 732
Baldwin 2-8-0 63.200   14
43
736 Baldwin 2-8-0 59.500 ex-nº 740 15
737 Baldwin 2-8-0 37.648 ex-nº 870, antigo nº 5 Douradense 16
739 Beyer Peacock 2-8-0 61.100 ex-n° 700 17
750 a 751 Baldwin 2-6-0 67.634   18
42
760 a 765 Baldwin 2-10-2 115.494   19
770 Alco 2-8-8-2 149.089   20
41
780 Baldwin 2-8-8-2 135.908   21
791 a 792 Henschel 4-10-2 145.520   22
40
793 a 794 Henschel 4-10-2 154.750   23
800 a 804 Baldwin 0-6-2 33.180 nº 805 ? 24
810 a 812 Baldwin 2-6-2 50.000   25
815 Baldwin 4-4-0 35.106 ex-nº 1 EF Jaboticabal 26
820 a 821 Baldwin 4-4-0 38.002   27
825 Baldwin 4-4-0 33.600 ex-nº 2 SPG 28
830 Sharp Stewart 4-6-0 47.300 ex-n° 23 SPG 29
835 Sharp Stewart 4-6-0 36.247 ex-nº 10 Douradense 30
840 a 842, e 844 Baldwin 4-6-0 54.185 ex-nº 2 a 4, e 9 Douradense 31
845 a 846 Hannover 4-6-0 52.210 ex-nº 21 e 22 SPG 32
47
850 Baldwin 4-6-0 30.247   33
855 Baldwin 2-6-0 36.257 ex-nº 1 Douradense 34
860 a 861 Baldwin 2-6-0 38.647   35
865 Baldwin 2-6-0 40.944 ex-nº 11 Douradense 36
875 Baldwin 2-8-0 52.400 ex-nº 32 SPG 37
880 a 881 Alco 2-8-0 61.640 ex-nº 16 e 17 Douradense 38
890 a 893 Baldwin 2-8-0 75.240 ex-nº 41 a 44 SPG 39
(*) As observações são, provavelmente, de pesquisador(es) da ABPF, e podem já ter sido superadas por pesquisas posteriores.

Locomotivas a vapor de bitola 0,600 metro

Fabricante Tipo Peso total (kg) Fls.
970 a 971 Baldwin 2-6-2 24.775 36
43
910 a 911 Baldwin 2-6-2 24.998 37
920 a 921 Link Hoffmann 2-6-2 27.000 38
9x0 a 951 Sharp Stewart 0-4-0 14.775 39
952 Baldwin 0-4-2 17.395 40
960 Baldwin 0-6-2 12.013 41
1926 CPEF bitola 0,25 m 2-8-0 817 44

Locomotivas a vapor de bitola 0,250 metro

Fabricante Tipo Peso total (kg) Fls.
1926 CPEF bitola 0,25 m 2-8-0 817 44
Locomotivas a vapor da CPEF
21-24 | 910-911
CPEF - Fepasa
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