Mapas ferroviários de 1927
Rede de Viação Cearense - RVC
Ministério da Viação e Obras Públicas - 1927
Imprensa Nacional, 1930
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
A Rede de Viação Cearense formou-se pela reunião da Estrada de Ferro Baturité (prolongada para o sul até a região do Cariri), com a Estrada de Ferro de Sobral (inicialmente destinada a fazer a ligação ao porto de Camocim), e com o Ramal de Itapipoca, estendido para ligá-las.
O Ramal de Cajazeiras estabeleceu a ligação ferroviária com o extremo oeste da Paraíba, mais tarde completado pelo avanço da linha procedente de João Pessoa.
A ligação com Teresina foi concluída já durante os governos militares (1964-1984).
A ligação direta de Crateús à linha sul nunca foi construída, e ainda constava do projeto original da Transnordestina até o início do século XXI.
A ligação ferroviária com o Pernambuco, que também integra o projeto da Nova Transnordestina, começou a ser construída em 2006.
|