Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  
   

Metrô do Cariri
"Transporte Rápido Automotriz"

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2009

O Metrô do Cariri é um sistema ferroviário bastante simples, com via singela (não-duplicada), e um único pátio (desvio) para cruzamento dos trens que vão e voltam entre os pontos extremos da linha — num percurso total de 13,6 km, ligando as cidades do Crato e Juazeiro do Norte.

A existência de um único desvio de cruzamento está ligado ao planejamento inicial de apenas 2 trens, suficientes para atender à demanda, estimada em 5 mil passsageiros por dia.

Como cada trem percorrerá o trecho completo em 28 minutos — à velocidade máxima de 60 km/h —, para retornar em seguida ao ponto inicial, o intervalo entre as viagens será de 1 hora em cada sentido *[intervalo de meia hora, segundo toda lógica].

Com capacidade para transportar até 330 passageiros em cada viagem — 100 sentados + 230 em pé —, o sistema vai funcionar das 5h30 às 22h30, oferecendo 76 viagens diárias (38 em cada sentido) [Metrofor, 30 Set. 2009].

Foto recente do VLT, já com a pintura verde
Última forma: pintura verde, em substituição ao amarelo de 2007
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009

O projeto aproveitou a via férrea já existente na região — o Ramal do Crato, operado pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) até a privatização (199?), e pouco utilizado atualmente, com tráfego limitado a trens de carga.

A idéia foi reformar a linha, para permitir o transporte seguro de passageiros, utilizando uma composição leve — os chamados Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) —, com motorização própria (automotriz), dispensando a necessidade de locomotivas.

Parte do Ramal do Crato — o trecho de Muriti até a estação histórica do Crato — estava desativado desde os anos 1980, e acabou exigindo reconstrução completa em vários pontos.

Uma extensão da linha poderá ser estendida do Juazeiro do Norte até a cidade de Barbalha, quando houver demanda que justifique sua construção, uma vez que não existe via férrea a ser aproveitada.

Características Físicas e Operacionais do Sistema
Trecho: Fátima - Crato.
Extensão: 13,6 km
Linha: Singela
Bitola: Métrica
Trilho: TR 37
Fixação: Rígida
Número de Estações: 09
Material Rodante: 02 composições tipo VLT com 2 carros
Velocidade máxima: 60 km/h
Horário de Operação: 05:30 às 22:30 h
Demanda Inicial: 5.000 passageiros / dia
Intervalo entre trens: 28 minutos
Geração de empregos diretos: 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados)
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009, "Metrô do Cariri"
Metrô do Cariri
Histórico | Tram verde | Trem, VLT ou Metrô? | Referências
Estações
Crato | Padre Cícero | Muriti | São José | Antônio Vieira | Teatro | São Pedro | Juazeiro | Fátima
Estações tubulares | Posição e distâncias das estações
Reforma dos trilhos | Ponte metálica | Centro de Controle | Mapas
Os veículos
Dimensões externas | Dimensões internas | Detalhes técnicos
Vistas externas | Vistas internas | Vistas em perspectiva
Plantas técnica | Plantas internas | Plantas da cabine | Montagem | Acabamento interno
Vídeos e reportagens
Testes | Inauguração | Partida | Colisão | Forró Direto | Operação comercial | Nova estação
Bom Sinal - a fábrica de VLTs
RVC - Rede de Viação Cearense
Estações 1960: Linha Sul | Linha Norte | Ramal da Paraíba || Estações em 1982 || Fortaleza | Sobral || Abertura dos trilhos
Mapas: 1991 | 1989 | 1984| 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1937 | 1927 (Pátio) | 1924 | 1898 || 1907: EF de Baturité | EF de Sobral
Documentário: O ultimo apito - A historia da estrada de ferro no Ceará | A formação histórica da quase-rede do Nordeste
Trem urbano CBTU Fortaleza | VLT do Cariri | Teleférico de Ubajara
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016


Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade