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Metrô do Cariri
História & lendas

Flavio R. Cavalcanti - Out. 2009
(rascunho - ver Ferreoclipping, link no rodapé)

O convênio para implantação do transporte urbano de passageiros sobre trilhos na região do Cariri foi assinado em 6 Jun. 2006, entre o estado do Ceará e os municípios do Crato e do Juazeiro do Norte.

O estado se comprometia a remodelar a via férrea existente, construir as paradas, oficinas, centro de controle, fornecer os veículos, operar e manter o sistema de transportes, enquanto os municípios se comprometiam a desapropriar as áreas necessárias, desimpedi-las e cedê-las.

Oficialmente, era denominado "Trem do Cariri".

Três meses depois, muita coisa já havia avançado, e novas providências legais tornavam-se necessárias.

Em 4 e 6 Set. 2006, a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) assinava dois convênios com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitaos (Metrofor).

Em resumo, a Seinfra faria licitação e contratação de empresas para (a) projeto executivo e construção das estruturas físicas; e (b) projeto executivo e construção do VLT "chamado TRAM"; enquanto a Metrofor faria o acompanhamento, gerenciamento, supervisão, fiscalização, medições etc. do andamento desses serviços.

Desde 2003, uma lei estadual havia ampliado a área de atuação da Metrofor, criada seis anos antes para atuar em Fortaleza e áreas contíguas.

A inclusão dos "projetos executivos" — tanto das obras fixas quanto dos veículos a serem construídos —, entre as tarefas das empresas a serem contratadas, deixa claro que, até então, lidava-se com decisões de "vontade política", pendentes de estudo concreto e detalhamento técnico.

A necessidade desses dois convênios deve ter sido detectada em função de outras providências em andamento, referentes à licitação, pois no mesmo mês (Set. 2006) a Seinfra assinou pelo menos um dos contratos, para a execução dos serviços citados, com prazo de 21 meses (até Jun. 2008).

No mês seguinte, a Metrofor e a Bom Sinal apresentavam em um forum da CBTU o "Tram do Cariri" — um VLT concebido "para atender cidades de pequeno porte", e cujo primeiro protótipo deveria começar a ser testado em Fev. 2007. O objetivo da Metrofor era empregá-lo em vários municípios do interior cearense [CBTU, 30 Out. 2006].

Cerca de 11 meses após o início do(s) contrato(s), o balanço oferecido pela apresentação da Metrofor [31 Ago. 2007] registrava a aplicação de R$ 3,3 dos R$ 4,5 milhões do contrato do VLT "Tram", e de apenas R$ 2,1 dos R$ 8,1 destinados à via permanente [slide 11].

A realização do "Contrato 21 Seinfra" estava em 26% — concluídos os projetos executivos das estações, oficina, ponte metálica, sinalização, levantamentos topográficos, projeto geométrico, bem como terraplenos e a aplicação de 2,8 mil dos 4,1 mil dormentes adquiridos. Ou seja, haviam sido substituídos os dormentes do trecho de via passível de reforma. O trecho que precisaria ser desmontado e reconstruído (assim como a ponte) é o que estava pegando.

Indicava uma estimativa de "investimentos complementares" de R$ 4 milhões devido à constatação da situação do trecho Muriti-Crato (a reconstruir), da ponte sobre o rio Lobo (idem), estações intermediárias, e alguns ajustes no projeto original da oficina de manutenção.

Àquela altura, embora já se estimasse a demanda no mesmo nível considerado hoje (5 mil passageiros por dia), ainda se trabalhava com uma programação de 17 viagens horárias em cada sentido, das 5h às 21h, totalizando 34 viagens diárias nos dois sentidos.

ATT.: slide 38 e 39 - Contrato 21 Seinfra, não diz com quem! [validade 21 meses: Set. 2006 a Jun. 2008, portanto estava na metade do prazo na data dos slides]. É a realização do convênio "projeto executivo" + obras, e estava 26% realizado. Curioso é que seja do mesmo mês dos segundos convênios -- onde ainda se falava em licitar, avisar resultado da licitação etc. É de se imaginar que naqueles 3 meses de Jun. a Set. 2006 a licitação tenha andado rápido, e a assinatura não demorou [conferir].

Foram concluídos os projetos das: Estações de passageiros, Oficina de manutenção de Trens, Levantamentos Topográficos, Projeto Geométrico, Projeto de Sinalização e Projeto Ponte Ferroviária;
• Serviços de limpeza da faixa (roço, capina e recolhimento de lixo);
• Aquisição de dormentes de madeira – 4.133 unidades;

• Substituição de dormentes de madeira – 2.800 unidades;
• Serviços de terraplanagem – reforço de aterro, abertura de cortes e lastramento de via.

Não parece um quadro de "paralisação" de obras. A "marvada política", portanto, é que parece invenção.

Primeiro, porque Cid Gomes assumiu em Jan., e em Set. a coisa já ia bastante adiantada -- apesar do prazo de 21 meses não parecer muito amplo, com tanta coisa ainda por ser definida no decorrer desse prazo.

Segundo, porque antes de iniciar obras precisava haver projetos -- e ali estão alguns dos principais. Notar a ausência do projeto do CACT (estaria ainda sendo feito? Se envolvia controle de trens, dependeria de outras informações e definições, e por isso não teria de demorar um pouco mais que o simples projeto de uma "estação tubular"?).

Feito o projeto geométrico e levantamentos topográficos, roçar, capinar, recolher lixo não parece algo que devesse demorar ou causar atraso. Projeto de ponte também não exige demora para iniciar obras. Comprar dormentes pode até demorar, mas terrapleno etc. não precisa esperar essa compra. E dos 4,1 mil comprados, 2,8 mil já tinham sido aplicados em substituição aos podres.

slide 11

Operação

Demanda inicial estimada: 5.000 passageiros/dia
Freqüência: horária, no período de 05 às 21 horas (17 viagens em cada sentido, total de 34 viagens/dia).

slide 25

Composição: 2 carros
Movimentação: bidirecional
Motorização: motor diesel
Cabines de condução: duas
Bitola: 1.000 mm
Passagem: tipo gangway
Capacidade de passageiros sentados: 100/TRAM Capacidade total de passageiros: 330/TRAM

26

Velocidade Máxima Operacional 60 km/h
Velocidade Máxima de Projeto 90 km/h
Aceleração Máxima em Serviço 0,49 m/s²

Notícia CBTU de Out. 2006, quando o "projeto" foi "apresentado" à CBTU -- e naquele momento foi dito, expressamente, que Fev. 2007 era a data projetada para o teste do VLT.

Slide 25: características do VLT.

Slide 27: fotos de frente e de lado da cabine são da "situação atual" (montagem) em 23 Ago. 2007, uma semana antes da data final do powerpoint.

O mesmo nos slides seguintes, interior no pelo (e adiante com bancos! são da mesma data e "situação atual", carros em diferentes estágios de montagem), teto, tração etc., agrupados genericamente em "montagem".

Fotos de obras na via -- slide 40 em diante.

A essa altura, já sei exatamente onde se reformou linha, e onde se desmontou e reconstruiu.

Slide 48 tem as logos da meia-dúzia de parceiros.

*** De volta ao slide 11:

  • Material rodante, de 4,5 milhões já estavam aplicados 3,3
  • Via permanente, de 8,1 estavam aplicados apenas 2,1. Apesar do índice baixo, não é aí que me parece haver "paralisação" grave, já que primeiro precisava fazer projetos, licitar e contratar empresas (a menos que já estivessem contratadas em Set. 2006, mas neste caso, com qual projeto? ou elas mesmas iam fazer o projeto?).

[Esse mito de obras intermináveis no Nordeste, até que ponto não é também fabricado em parte? É fácil um leitor distraído achar que, após 6 meses, 1 ano, já se passou tempo demais, e se a midia destacar meia-dúzia de percalços (de preferência com bastante veneno), quem irá parar para conferir melhor, em fontes mais razoáveis? Mesmo mexendo com listas, notícias etc., eu mesmo não tinha me dado conta de como é pequeno um período de Set. 2006 a Set. 2009, para já se ter no imaginário um conceito de obra enrolada, interminável etc. Dizer que "a linha já existia", é apenas parte (minúscula) dos fatos].

Total do Estado: 12,6 milhões, dos quais 5,5 já investidos. Os Municípios deveriam entrar com menos de 0,8 milhão (menos de 400 mil cada!), e no balanço aparecem com aplicação zero. Ou não tiveram de desapropriar nada, ou isso não era mesmo para ser tão simples.

Àquela altura (Ago. 2007), já se havia caído na real -- custos não considerados de início, totalizando 4 milhões, tudo do Estado:

  • Variante do Muriti - 800 mil
  • Ponte ferroviária: 800 mil
  • Estações intermediárias (+3, embora Fátima seja pós-mediária?): 1,2 milhão
  • Oficina de manutenção: 1,2 milhão (ver por que)

No slide 13, a situação geral: + de 85% em dois itens, 74% do total -- faltando treinamento, testes integrados, operação assistida etc.

PORTARIA Nº163/2008 – DPR - O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS - METROFOR,
no uso de suas atribuições legais, RESOLVE AUTORIZAR os SERVIDORES relacionados no Anexo Único desta Portaria, a viajarem em objeto de
serviço, com a finalidade de evitar que vândalos causem danos ao Trem Rápido Automotriz - TRAM, Trem do Cariri, concedendo-lhes diárias, de acordo
com o artigo 1º; alínea b do §1º do art.3º; art.15 do Decreto nº26.478, de 21 de dezembro de 2001 e anexo único do Decreto nº28.162 de 23 de fevereiro
de 2006, devendo a despesa correr à conta da dotação orçamentária do METROFOR. COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS
- METROFOR, em Fortaleza, 31 de julho de 2008.
Rômulo dos Santos Fortes
DIRETOR-PRESIDENTE
Registre-se e publique-se.
ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE A PORTARIA Nº163/2008- DPR, DE 31 DE JULHO
DE 2008
NOME CARGO/FUNÇÃO CLASSE PERÍODO ROTEIRO DIÁRIAS
QUANT. VALOR TOTAL
Hélio Sílvio da Rocha - Matrícula Nº09.002.385-4 Assistente de Segurança VI 02.08 a 16.08.2008 Fortaleza/Juazeiro do Norte/Fortaleza 14,5 46,11 668,60
Raimundo Sérvulo Nogueira de Andrade - Assistente de Segurança VI 02.08 a 16.08.2008 Fortaleza/Juazeiro do Norte/Fortaleza 14,5 46,11 668,60
Matrícula Nº09.002.350-1
*** *** ***

Portanto, 2 assistentes de segurança foram autorizados a "viajar em objeto de serviço", e para isso ganharam fabulosas diárias de R$ 46,11. É interessante guardar as datas exatas -- 14 dias e meio, de 2 a 16 Ago. 2008 -- para mais adiante identificar por onde o TRAM circulou.

Cariri, 2007 (powerpoint)

Dados [Metrofor, 31 Ago. 2007]:

População de 363.810 habitantes (Cariri), em sua maioria, vivendo em áreas urbanas etc.

Por fim, a apresentação [Metrofor, 31 Ago. 2007] mostra dados mais significantes:

Trem de Passageiros do Cariri

Transporte de média capacidade e grande conforto, do tipo VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, ligando as sedes municipais do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Operação e gerenciamento do sistema: METROFOR (competência definida na Lei Estadual nº 12.682/1997, alterada pela Lei Estadual nº 13.410/2003).

Características Técnicas e Operacionais

Material Rodante

02 composições, do tipo VLT, sendo disponibilizadas até o final de 2007;

Composições de tração diesel hidráulica mecânica, formada por 02 carros, equipados com ar-condicionado;

Capacidade total de 330 passageiros por composição;

Velocidade máxima operacional de 60 km/h;

Velocidade máxima de projeto de 80 km/h.

Características Técnicas e Operacionais

Via e Edificações

Ligação entre as estações de 13 km de via singela, com aproveitamento da malha ferroviária existente;
Bitola métrica;
Duas (02) estações principais, Crato e Juazeiro do Norte, e quatro (04) paradas intermediárias assim definidas:

Em Juazeiro do Norte:
Estação do Teatro (km 590);
Estação Antônio Vieira (km 592)

Em Crato:
Estação Muriti (km 596)
Estação Pe. Cícero (km 599);

Uma (01) oficina de manutenção e Centro de Administração e Controle de trens no município do Crato.

Características Técnicas e Operacionais

Operação

Demanda inicial estimada: 5.000 passageiros/dia
Freqüência: horária, no período de 05 às 21 horas (17 viagens em cada sentido, total de 34 viagens/dia).

Investimentos (R$)

... [número$ em profusão. Vale pelos % de andamento da coisa. Mas, em qual data?]

Composição: 2 carros
Movimentação: bidirecional
Motorização: motor diesel
Cabines de condução: duas
Bitola: 1.000 mm
Passagem: tipo gangway
Capacidade de passageiros sentados: 100/TRAM Capacidade total de passageiros: 330/TRAM

Velocidade Máxima Operacional 60 km/h
Velocidade Máxima de Projeto 90 km/h
Aceleração Máxima em Serviço 0,49 m/s²

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR
www.metrofor.ce.gov.br [Metrofor, 31 Ago. 2007]

Metrofor (2009)

Em 29 Set. 2009, governador anunciou para 24 Nov. a inauguração do Metrô do Cariri.

13,6 km - Até 2007 parece que a extensão oficial era de 13 km (acima só está transcrito uma vez [verificar], e a expansão até Fátima (1 km) na verdade aumentou apenas 600 metros, para 13,6 km -- e de fato, já no mapa de 2007 aparecia um rabicho além da estação Juazeiro do Norte.

O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária Transnordestina Logística S/A até o distrito de Muriti, município do Crato. O trecho entre Muriti e a antiga estação do Crato, cerca de 4km, foi desativado há mais de vinte anos, sendo portanto necessária a implantação de nova via. O restante do trecho (entre Muriti e Juazeiro do Norte) passou por serviços de remodelação, necessários ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança de um sistema de transporte ferroviário de passageiros [Metrofor, 29 Set. 2009, "Metrô do Cariri"].

Esse parágrafo é o supra-sumo da falta de firmeza. Não me sinto seguro de afirmar nada, após ler isso. Dá a entender que a CFN ainda manda cargas até Muriti -- será verdade? Vai operar apenas de noitão e madrugada, daqui por diante? Outra coisa: se a RFFSA usou até início dos anos 80, então parou? Não fica inequívoco que esteja falando apenas de pós-Muriti, pois a frase é sobre "o antigo ramal do Crato".

A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia com período operacional entre 5:30 e 22:30h horas, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.

** Onde: "76 viagens" redondas (ida+volta), com horário de 5h30 a 21h30? [conferir].

Para a efetivação da implantação do Metrô do Cariri, foi assinado em 06 de junho de 2006, um Convênio entre o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA, e as Prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato, tendo por objeto a Cooperação técnica, financeira e administrativa para a Implementação do Trem de Passageiros do Cariri. Neste, o Governo do Estado se responsabilizava por toda a implantação do sistema e as Prefeituras ficaram incumbidas da cessão de áreas para implantação deste.

Com os serviços de implantação iniciados e os projetos executivos em andamento, o projeto tomou proporções de âmbito nacional, partindo na frente com um projeto arrojado e de baixo custo em relação aos sistemas europeus. Assim, o projeto necessitou de incrementos que melhor atendessem aos objetivos da população.

O início da operação do Metrô do Cariri está previsto para o final do segundo semestre de 2009.

O Projeto hoje totaliza investimentos do Governo do Estado do Ceará que estão sendo aplicados em:

- Remodelação da via permanente entre o Bairro de Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o Distrito de Muriti, no Crato, com a substituição de boa parte da dormentação, substituição de lastro, correção de greide (alinhamento e nivelamento da linha), além de placas de apoio, pregos de linha, talas de junção e soldagem de todo o trecho;

- Construção da via permanente entre o Distrito de Muriti e as proximidades da antiga estação ferroviária do Crato, com a remoção de interferências, terraplenagem, lançamento de grade ferroviária e drenagem;

- Reconstrução de Ponte ferroviária sobre o Rio Lobo, no Crato, incluindo a demolição dos antigos encontros e sua reconstrução, com ampliação do vão, de modo a permitir um perfeito escoamento da vazão do rio;

- Construção de nove estações tipo tubular;

- Construção de Oficinas de Manutenção, Centro Administrativo e de Controle Operacional;

- Projeto e Fabricação de dois Veículos Leves sobre Trilhos –VLT’s, denominados TRAM – Transporte Rápido Automotriz, com capacidade para 330 passageiros;

Como parecia, ao se partir para os projetos executivos muitas coisas se mostraram diferentes do previsto. A data prevista para inauguração confere, Novembro faz parte do "final do segundo semestre".

Nove estações tipo tubular -- isso exclui o uso da estação histórica de Juazeiro do Norte.

Características Físicas e Operacionais do Sistema
Trecho: Fátima - Crato.
Extensão: 13,6 km
Linha: Singela
Bitola: Métrica
Trilho: TR 37
Fixação: Rígida
Número de Estações: 09
Material Rodante: 02 composições tipo VLT com 2 carros
Velocidade máxima: 60 km/h
Horário de Operação: 05:30 às 22:30 h
Demanda Inicial: 5.000 passageiros / dia
Intervalo entre trens: 28 minutos
Geração de empregos diretos: 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados)
Fonte: Metrofor, 29 Set. 2009, "Metrô do Cariri"

Realização Física

O Metrô do Cariri apresenta, em agosto de 2009, um avanço físico da ordem de 80% podendo ser destacada a execução das seguintes obras:

VIA PERMANENTE

Concluída a remodelagem do trecho Juazeiro do Norte - Muriti e a Implantação de Nova Via Permanente do Trecho Muriti- Crato (Variante).

TRAM

Veículos prontos e em fase de testes no trecho.

ESTAÇÕES E OFICINAS

Encontram-se em fase de construção, com previsão de término no final de 2009.

   

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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