Mapas ferroviários de 1927
Estrada de Ferro Goiás - EFG
Ministério da Viação e Obras Públicas - 1927
Imprensa Nacional, 1930
apresentação: Flavio R. Cavalcanti
O mapa da Estrada de Ferro de Goiás em 1927 apresenta-se rotacionado. Veja na miniatura (abaixo) a orientação correta do Norte.
EFG - Estrada de Ferro de Goiás
Extensão em tráfego até 31 de Dezembro de 1927 |
Linha |
Trecho |
Extensão
(km)
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Linha principal |
de Araguari a Tavares |
303,602 |
Ramal de Goiandira |
linha de Catalão, de Goiandira a Ouvidor |
46,020 |
Total |
349,622 |
Linhas de serviço e desvios |
15,812 |
« Declarado caduco o contrato da antiga Companhia Estrada de Ferro de Goiás pelo decreto nº 13.963, de 6 de Janeiro de 1920, passaram as linhas exploradas e em construção por aquela companhia a fazer parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas, com exceção do Ramal de Araguari, que ficou sendo uma linha distinta administrada diretamente pelo governo, com a denominação de Estrada de Ferro Goiás, tendo a extensão de 207,2 quilômetros nessa época.
« Os primeiros trechos desta estrada foram abertos ao tráfego em 1911 (15 km entre Araguari e Amanhece); em 1913 e 1914, 188 km entre Amanhece e Roncador. O ramal de Goiandira a Ouvidor, já em tráfego entre Goiandira e Catalão desde 1913, teve o último trecho inaugurado em 1921. A linha tronco estende-se até Vianópolis (Tavares), no quilômetro 303 + 500 metros, estação esta inaugurada em 1924.
« A estrada se destina à capital de Goiás (a 302 km de Vianópolis) e a servir, com um ramal de aproximadamente 200 km a partir das proximidades de Anápolis, à zona demarcada para a futura capital da República.
« O ramal para Ouvidor deve prolongar-se em direção a Monte Carmelo, estabelecendo ligação com a linha tronco da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
« Construídos esses trechos, ficará realizada a velha aspiração do Governo Provisório de ligar aos portos de Santos e Rio de Janeiro o imenso planalto central do país.
« As condições de estabelecimento de algumas destas linhas da antiga Companhia Estrada de Ferro de Goiás patenteiam os inconvenientes do regime de empreitada ou garantia de juros na base do quilômetro de linhas estudadas e projetadas pela própria companhia cessionária ou empreiteira.
« Assim, vemos essas linhas seguindo pelos estéreis divisores de águas, com a maior dificuldade para o acesso rodoviário, ou desenvolvendo-se inutilmente para contornar cabeceiras em regiões onde traçados muito mais curtos e melhores eram possíveis.
« É disso exemplo patente o contraste que apresenta a Estrada de Ferro Goiás no trecho construído por aquele regime (entre Araguari e Roncador) e nos que foram feitos pela administração do governo entre Roncador e Tavares. »
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