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Indústria ferroviária no Brasil
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O quadro à direita, colocado logo após o “Perfil da indústria ferroviária brasileira” (p. 5-6), sugere retratar a capacidade de produção de toda a indústria ferroviária instalada no Brasil em 1988. Já o quadro abaixo reflete apenas a oferta de equipamentos e materiais ferroviários pelas empresas filiadas ao Simefre naquele ano não incluindo, por exemplo, a produção de trilhos pela CSN, nem os produtos ofertados pela Santa Matilde, Geovia etc. |
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| Produtos | ABB | CIP | CMW | Cobr. | CCC | Con- vap |
FNV | Knorr | GE | Arte Téc. |
Jara- guá |
Mafer- sa |
MIC | Pan- drol |
Pre- mesa |
Sie- mens |
Si- gla |
SKF | Sue- co. |
Tec- tran |
Villa- res |
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|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Locomotivas diesel-elétricas | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Locomotivas elétricas | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Carros ferroviários de passageiros, metroviários e pré-metrô | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Vagões | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Vagonetas | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Motores de tração | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Motores diesel | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Equipamentos chopper | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Equipamentos elétricos de propulsão, comando, controle e proteção (ATC) para locomotivas e trens unidade | • | • | • | • | • | • | • | 7 | ||||||||||||||
| Freios | • | • | • | • | • | • | • | 7 | ||||||||||||||
| Ajustadores automáticos de folga | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Equipamentos vazio-carregados mecânicos e pneumáticos | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Discos de freios | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Conjuntos de compressor e secador de ar comprimido | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Dispositivos anti deslizamento / patinação | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Geradores | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Alternadores | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Inversores e chaves estáticas | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Truques ferroviários e metroviários | • | • | • | • | • | • | 6 | |||||||||||||||
| Engates | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Aparelhos de choque e tração | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Sistemas eletromecânicos, pneumáticos de acionamento, comando e controle de portas | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Portas plug para vagões hopper: componentes fundidos | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Portas tremonha: cremalheira, engrenagens e castanhas | • | • | • | • | • | • | 6 | |||||||||||||||
| Sistemas de telecomando | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Fontes de energia para telecomunicações | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Reatores | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Relés e sinalizadores de defeito | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Painéis e quadros de distribuição e comando, controle e proteção | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Mesas de comando | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Cubículos e barramentos blindados | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Indicadores de destino | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Tampas de escotilha para vagões | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Válvulas de descarga e segurança para vagões tanque | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Tampões do domo e de vedação para vagões tanque | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Fechos para porta de vagão drop-bottom, componentes da porta do vagão fechado e da tremonha vagão Hopper | • | • | • | • | • | • | 6 | |||||||||||||||
| Reparação geral de locomotivas diesel e diesel-elétricas | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Reparação geral de carros metro-ferroviários | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Folhas de portas | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Janelas para carros de passageiros | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Porta-bagagens | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Luminárias de salão | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Sistemas e equipamentos de ventilação e ar condicionado | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Rodas de aço forjadas e laminadas | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Rodas de aço fundido | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Eixos | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Secador de ar para locomotivas e carros metro-ferroviários | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Pratos de pião para vagões | • | • | • | • | • | 5 | ||||||||||||||||
| Engrenagens de rodeiro de locomotivas | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Aros de rodas para vagões | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Mancais ferroviários | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Rolamentos | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Caixas e adaptadores para rolamentos | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Transformadores | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Subestações alimentadoras e retificadoras | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Sistemas no-break para controles de trens, sinalização de linhas e subestações | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Sistemas e equipamentos de sinalização | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Sistemas completos para controle centralizado de tráfego e energia | • | • | • | • | 4 | |||||||||||||||||
| Aparelhos de Mudança de Via | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Cruzamento | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Grampos elásticos para fixação de trilhos ferroviários | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Chaves e jacarés para áreas pavimentadas | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Containers | • | • | • | 3 | ||||||||||||||||||
| Placas de apoio para fixação de trilhos ferroviários | • | • | • | • | • | • | 6 | |||||||||||||||
| Isoladores e almofadas isolantes | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Ombreiras | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Prego de linha | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Fixação elástica | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Talas de junção | • | • | 2 | |||||||||||||||||||
| Autos de linha de manutenção e inspeção | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Máquinas: serrar, cortar, furar, esmerilhar, rebarbar e substituir trilhos | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Tirefonadora, tirefonadora parafusadora, furadora de dormentes e tensores hidráulicos | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Grupo de socaria de lastro manual | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Vagonetes, macacos e pinhões | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Esmerilhadoras de boletos, patins, juntas e AMV | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| Equipamentos para movimentação de vagões em desvios e pátios ferroviários e metroviários - Loco-trator | • | 1 | ||||||||||||||||||||
| 16 | 5 | 7 | 22 | 15 | 9 | 16 | 7 | 8 | 7 | 4 | 19 | 7 | 4 | 10 | 16 | 13 | 1 | 8 | 1 | 20 | ||
| Fonte: Indústria Ferroviária Brasileira, Simefre, São Paulo, 1988, p. 67-69, “Produtos e seus fabricantes” | ||||||||||||||||||||||
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