Estação ferroviária “Lafaiete”, em “Queluz” de Minas — atual Conselheiro Lafaiete

Lafaiete

Memória histórica da EFCB

A estação “Lafaiete” foi aberta ao público pela EFDPII em 1883 na então cidade “Queluz”, Minas Gerais — que só mais tarde passou a se chamar Conselheiro Lafaiete.

«A 15 de Novembro de 1883 foi recebido o novo trecho de linha férrea de Carandaí a Queluz de Minas, compreendendo as estações de Cristiano Otoni, Buarque de Macedo e Lafaiete. Com a extensão desse trecho de 42,890 km ficou a extensão total da Estrada em tráfego elevada a 724,908 km» [p. 226].

A quebra de bitola — após longa polêmica levantada por engenheiros favoráveis à “bitola econômica” de 1,000 metro — foi adotada pela EFDPII neste ponto de sua linha tronco, como forma de continuar avançando para o “sertão” a um custo (provisoriamente) reduzido, até que o desenvolvimento das regiões atravessadas oferecesse movimento de cargas e passageiros que viesse a justificar economicamente a bitola de 1,600 metro.

Esse fato é resumido na legenda da foto:

«Estação de Lafaiete, ponto em que a bitola de 1,60 m foi quebrada para a de 1,00 metro» [p. 226].

Ao ser publicada a Memória histórica da EFCB em 1908, “Lafaiete” ainda era a estação ferroviária de “Queluz” de Minas — e ponto de “quebra de bitola”.

«» ª … •’ — “”
Pátio km 460 em Conselheiro Lafaiete
1908 | 1928 | 1954 | 1969 | 1976 | 2013
Estação Conselheiro Lafaiete | Cia. Industrial Santa Matilde
Memória histórica da EFCB

• Locomotiva Baronesa
• Igreja de Sant'Ana
• A primeira estação do Campo
• Estação Corte em 1870
• Estação Desengano
• Estação Entre-Rios
• Estação Porto Novo do Cunha
• Estação Saudade
• Estação Comércio
• Estação Miguel Burnier
• Estação Ouro Preto
• Estação Cachoeira
• Estação Cruzeiro
• Estação Juiz de Fora
• Estação Surubi
• Estação Lafaiete
• Estação Sítio
• Estação Gamboa
• Estação São Francisco Xavier
• Estação General Carneiro
• Estação Minas
• Estação Belém
• Estação Rodeio
• Ponte Paraíso
• Ponte de Cachoeira
• Monumento em Entre-Rios
• Túnel Grande
• Túnel nº 1
• Edifício da Tração de São Diogo
• Oficinas do Engenho de Dentro
• Pedreira São Diogo
Estações em 1960
Biblioteca digital

  

Atualizações
Ferreofotos | Ferrovias | Ferreomodelismo | Ferreoclipping | Bibliografia

Ferrovias | Mapas | Estações | Locos | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Urbanos | Turismo | Ferreo | Maquetes | Hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home

Sobre o site | Contato | Publicidade | Política de privacidade