Estrada de Ferro Central do Brasil
Estação ferroviária de
Conselheiro Lafaiete
Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014
Pesquisa:
Jorge A. Ferreira Jr.
Estação da Linha do Centro da EFCB - Estrada
de Ferro Central do Brasil [nomenclaturas de 1960].
Foi aberta ao público em 1883, com o nome de Lafaiete, nas proximidades da cidade de Queluz.
Em torno da estação, desenvolveu-se um novo bairro, que tomou o nome de Lafaiete. Só mais tarde a cidade foi rebatizada Conselheiro Lafaiete.
Em Lafaiete foi realizada a quebra de bitola da antiga
EFDPII
e a estação tornou-se o ponto de baldeação dos passageiros entre os trens da larga (1,600 m) e da estreita (1,000 m). Daí, possivelmente, a instalação das oficinas do 5º Distrito da Locomoção e a pera de reversão que se estente ao sul, voltada para o norte atendendo os trens que faziam o sertão.
Em 1928, a quebra de bitola já se havia deslocado para Burnier, cerca de 35 km mais ao norte, porém a baldeação se mantinha em Lafaiete, possivelmente em função do investimento nas oficinas e pera de reversão. Em compensação, tinha de ser mantida a bitola mista nesse trecho de 35 km.
Acima - Estação de carregamento de minério de ferro e manganês (MG). Estação do mesmo nome onde se faz carregamento de minério de ferro e manganês. Autor: Antônio Teixeira Guerra; Tibor Jablonsky. Ano: 1958 [IBGE, Acervo dos Trabalhos Geográficos de Campo].
Buzelin, Coelho e Setti [MRS Logística: a ferrovia de Minas, Rio e São Paulo, p. 42] atribuem à foto a data de cerca de 1955.
É possível que a foto tenha sido tomada na extremidade sul da esplanada da estação (ver GoogleMap, abaixo).
Abaixo - Vista aérea da estação ferroviária de Conselheiro Lafaiete (MG). Foto: Felipe Rodrigues, 6 Dez. 2013
«» ª
|