Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Pátio ferroviário “Parada Bananeiras”, vendo-se ao fundo a antiga fábrica de vagões da Santa Matilde, em Conselheiro Lafaiete
Pátio ferroviário “Parada Bananeiras”, vendo-se ao fundo a antiga fábrica de vagões da Santa Matilde, em Conselheiro Lafaiete. Foto: Felipe Rodrigues, 2013

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• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

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Ferrovias

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• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

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• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Estrada de Ferro Central do Brasil
Pátio ferroviário “Parada Bananeiras”
km 460 - Conselheiro Lafaiete

Flavio R. Cavalcanti - Jan. 2014
Pesquisa: Jorge A. Ferreira Jr.

Posto telegráfico do km 460 da Linha do Centro da EFCB — “inaugurado” em 17 Set. 1951 [nomenclaturas de 1960].

Parada Bananeiras, segundo Buzelin, Coelho e Setti [“MRS Logística: a ferrovia de Minas, Rio e São Paulo”, p. 42].

Chave da Companhia Santa Matilde” — ponto de partida de uma das linhas, então com 7 km de extensão, da Estrada de Ferro Santa Matilde, que atendia à mineração de manganês. Em 1928, ainda não constava da tabela oficial de estações da EFCB mas já aparecia no texto descritivo de Max Vasconcelos.

Estação de Porto das Bananeiras, segundo o Anuário Estatístico de Minas Gerais [1950; 1955].

O apelido deriva

O pátio ferroviário mostra evolução constante ao longo das décadas.

Em 1954, ainda modesto e com estilo “antigo”, — desvios com distribuição e traçados geometricamente irregulares, — já apresentava construções e equipamentos consideráveis, possivelmente relacionados ao embarque de minério de manganês.

No período de 1969 a 1976, foi consideravelmente ampliado, com desvios extensos, possivelmente dentro dos programas da época para expansão da exportação de minério de ferro.

Sua descrição evolui de “centro ferroviário” (1954) para “pátio de recomposição e classificação de vagões” (1969) e “pátio de formação de trens” (1976).

Atualmente, recebe os trens vazios que retornam dos portos de exportação de minério de ferro, subindo pela Linha do Centro, para inspeção e reparo dos vagões — o que implica em numerosas manobras de separação de vagões e recomposição de trens.

Além das duas oficinas (à esquerda do pátio), apresenta um posto de abastecimento de locomotivas (à direita).

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

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Pátio ferroviário da “Parada Bananeiras” (Conselheiro Lafaiete, MG) em 1954, vendo-se no alto, à direita, os galpões da Cia. Industrial Santa Matilde
Pátio ferroviário do km 460 da Linha do Centro da EFCB em 1954, vendo-se no alto, à direita, os galpões da Cia. Industrial Santa Matilde
Pátio km 460 em Conselheiro Lafaiete
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