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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Os 40 anos das locomotivas SD18 no Brasil

José Emílio Buzelin – SPMT

Placa comemorativa dos 40 anos da 5008
patrocinada pela Memória do Trem
com o consórcio de
Francino Salzer Rodrigues / José Emílio Buzelin /
Paulo R.O."Cerezzo"/ Leonardo Roque Vieira
Desenho e layout: José Emílio Buzelin
Execução: Santana Marques Sinalização Industrial
Ltda. Contagem, MG

  

No último dia 17-Agosto foi testada e entregue nas Oficinas do Horto Florestal, da MRS Logística S A, em Belo Horizonte, MG, a primeira EMD GM SD18 a passar por uma reforma geral, ganhando pela primeira vez o padrão de pintura MRS.

Reformada e recuperada na própria Oficina, os trabalhos foram iniciados no primeiro semestre deste ano e completados em julho. A "5008", antiga 3409, foi a primeira da série recuperada e, por coincidência, uma das de numeração mais baixa em operação.

Por conta disto, a Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem promoveu no último dia 17 uma homenagem pelos 40 anos da chegada das GM SD18 para a "RFFSA/Central", com a fixação de uma placa comemorativa junto à cabine, com a presença de todo o pessoal efetivo das oficinas e a equipe de recuperação (vide anexo)

Vale ressaltar que a "5008" faz parte de um programa de recuperação imediata de mais três remanescentes na MRS e a próxima a sair será a "5018". A concessionária conta com 17 SD18, das quais 11 operacionais, sendo a "5008" a primeira a sair com a pintura MRS.

Dentre as operacionais, destacamos a "5011" que exibe ainda a pintura e inscrição originais "RFFSA/Central" e a "5016", a única a receber o novo padrão RFFSA cinza/amarelo. As demais remanescentes exibem a pintura original RFFSA em vermelho/amarelo.

Nesta segunda-feira, dia 20, a "5008" saiu das Oficinas do Horto Florestal, BH, MG, com a pintura encerada e cuidadosamente preparada, rumo à estação do Barreiro,também em Belo Horizonte, MG. Conduzida pelo Inspetor Leonardo Roque Vieira, foi recebida na estação pelo Agente Mario Lucio de Souza e o Manobrador Gecy de Medeiros "Marinho" , com os Maquinistas Marcos e Aloyisio Cardoso, todos MRS. Na madrugada do dia 21, saiu em sua primeira viagem, com o trem sucateiro prefixo FEL9140, em direção ao Rio de Janeiro ( Brisa Mar / Itaguaí). Ela ficará destacada em Barra do Piraí, RJ e continuará trabalhando plenamente.

As GM SD18 foram as primeiras locomotivas diesel-elétricas de grande porte GM a chegarem para a "Central" em 1961, num lote de 44 locomotivas e consideradas as mais robustas de sua série. As SD18 foram as precursoras das locomotivas General Motors "SD" (Special Duty) no Brasil.

Mantida original, foram recuperados os equipamentos internos de tração, como também mantidos os seus aspectos externos originais. As luzes de classificação, os "numberboards", o parabrisa inteiriço e a buzina original multitonal, são alguns dos muitos elementos restaurados e mantidos, que caracterizam a assinatura do design desta excepcional locomotiva.

A EMD GM SD18 é um marco que, ao completar 40 anos, define também a sua importância enquanto modelo candidato à preservação e a MRS está de parabéns pela acertada decisão de recuperar e manter uma das melhores locomotivas já fabricadas para o Brasil e que certamente oferecerá ainda alguns anos mais de vida útil e produtiva.

  

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