Por conta disto, a Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem promoveu
no último dia 17 uma homenagem pelos 40 anos da chegada das GM SD18 para
a "RFFSA/Central", com a fixação de uma placa comemorativa junto à cabine,
com a presença de todo o pessoal efetivo das oficinas e a equipe de recuperação
(vide anexo)
Vale ressaltar que a "5008" faz parte de um programa de recuperação
imediata de mais três remanescentes na MRS e a próxima a sair será
a "5018". A concessionária conta com 17 SD18, das quais 11 operacionais,
sendo a "5008" a primeira a sair com a pintura MRS.
Dentre as operacionais, destacamos a "5011" que exibe ainda a
pintura e inscrição originais "RFFSA/Central" e a "5016", a única
a receber o novo padrão RFFSA cinza/amarelo. As demais remanescentes
exibem a pintura original RFFSA em vermelho/amarelo.
Nesta segunda-feira, dia 20, a "5008" saiu das Oficinas do Horto
Florestal, BH, MG, com a pintura encerada e cuidadosamente preparada,
rumo à estação do Barreiro,também em Belo Horizonte, MG. Conduzida
pelo Inspetor Leonardo Roque Vieira, foi recebida na estação pelo
Agente Mario Lucio de Souza e o Manobrador Gecy de Medeiros "Marinho"
, com os Maquinistas Marcos e Aloyisio Cardoso, todos MRS. Na madrugada
do dia 21, saiu em sua primeira viagem, com o trem sucateiro prefixo
FEL9140, em direção ao Rio de Janeiro ( Brisa Mar / Itaguaí). Ela
ficará destacada em Barra do Piraí, RJ e continuará trabalhando
plenamente.
As GM SD18 foram as primeiras locomotivas diesel-elétricas de
grande porte GM a chegarem para a "Central" em 1961, num lote de
44 locomotivas e consideradas as mais robustas de sua série. As
SD18 foram as precursoras das locomotivas General Motors "SD" (Special
Duty) no Brasil.
Mantida original, foram recuperados os equipamentos internos de
tração, como também mantidos os seus aspectos externos originais.
As luzes de classificação, os "numberboards", o parabrisa inteiriço
e a buzina original multitonal, são alguns dos muitos elementos
restaurados e mantidos, que caracterizam a assinatura do design
desta excepcional locomotiva.
A EMD GM SD18 é um marco que, ao completar 40 anos, define também
a sua importância enquanto modelo candidato à preservação e a MRS
está de parabéns pela acertada decisão de recuperar e manter uma
das melhores locomotivas já fabricadas para o Brasil e que certamente
oferecerá ainda alguns anos mais de vida útil e produtiva.
|
|
|