Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   
Ilustração do Trem Elétrico Atma no catálogo da Casa Hermes
Ilustração do Trem Elétrico Atma no catálogo da Casa Hermes

O Trem Elétrico da Atma
"Maravilhoso e inigualável"

Centro-Oeste DC-16-17 — 31 Jul. 1991

"5330 — Espetacular trem elétrico Atma, para diversão dos pequenos e... dos grandes, também. Composto de potente e pesada locomotiva com motor e 4 vagões tipo Pullman, em metal pintado. Tem ainda as seguintes maravilhosas e inigualáveis características: Luz interna; 6 seções de trilhos curvos; resistente transformador, com ajustador de velocidade (Funciona com corrente de 110 ou 220 Volts — Favor indicar a voltagem desejada). Este fabuloso trem elétrico Atma é uma cópia perfeita do original, inclusive nos engates e desengates automáticos, reversão de direção por controle remoto etc. É acompanhado de livro minuciosamente instrutivo. Peso total da composição, inclusive caixa ricamente litografada: 6.000 gramas. Sobretaxa aérea: Cr$ 1.000,00. Preço: Cr$ 32.500,00".

Com este belíssimo naco de prosa, digno de um camelô, o catálogo comercial da Casa Hermes apresentava o antiquíssimo trem elétrico da Atma em corrente alternada (CA), com grades de 3 trilhos, na virada dos anos 50 para 60. Os dormentes eram tão espaçados, que um carro Pullman cobria apenas 4 deles. Quanto ao terceiro trilho, era trilho mesmo, e não aqueles pinos que hoje a Märklin disfarça no centro dos dormentes.

O peso — 6 kg — é de chamar a atenção, hoje em dia. Em grande parte, devia-se à Locomotiva bifrontal, cujo corpo era fundido em zamac; e ao Controlador, com velocidades em "degraus", ao contrário dos atuais, que oferecem uma gradação suave.

Deixando de lado os minuciosos e inigualáveis adjetivos, vale notar que a sobretaxa aérea situava-se em 3% do preço de venda. Hoje, a tarifa Sedex para 6 a 7 kg situa-se de Cr$ 2,6 a 10 mil, entre capitais. Pela média de Cr$ 6 mil, e a relação de 3%, o preço hoje deveria ser de Cr$ 180 mil para cima.

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

Trem Elétrico Atma CA (corrente alternada) com terceiro trilho e dormentes muito espaçados, no catálogo da Casa Hermes
Trem Elétrico Atma CA (corrente alternada) com terceiro trilho e dormentes muito espaçados, no catálogo da Casa Hermes
  
O Trem Elétrico da Atma
Vagões longos: prancha, guindaste, caboose | Vagões tanque e box longos | "Vagões" longos de passageiros | Locomotiva F7
Vagões curtos | Locomotivas curtas | Controladores | Trens, trilhos e acessórios para maquete | Geometria dos trilhos
Kits decorativos para maquete
Cabine de sinalização | Estação ferroviária | Casa residencial
Peças de reposição
Eletricidade e eletrônica | Trilhos e acessórios de linha | Locomotivas | Vagões | Atma-Pista
Como montar e operar seu Trem Elétrico Atma
Capa | 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | Última capa
Carta ao Chefe do Trem | Ao pai do Chefe do Trem | À mãe do Chefe do Trem | "Você sabia?"...
Para a história: Locomotiva bifrontal CA | Um anúncio da Casa Hermes | Natal Atma

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade