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Vista lateral do vagão torpedo nº 14 da CST

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

CST - Companhia Siderúrgica Tubarão
Vagão torpedo nº 14

Fotos: Siderbras / Divulgação (1986)

O vagão torpedo (ou "carro torpedo") transporta o ferro gusa em estado líquido, em temperaturas elevadas, do alto forno até a aciaria, onde o "torpedo" é girado para um lado, derramando-o no conversor, onde é transformado em aço e a seguir despejado nas "fôrmas de picolé" (moldes de lingotamento continuo). Estes blocos seguem depois para a laminação, onde são transformados em placas, chapas etc.

Para poder transportar o ferro derretido, o "torpedo" é revestido internamente com cerâmica, preservando assim o invólucro de aço.

Durante a movimentação do vagão torpedo — em baixíssima velocidade —, soam sirenes ininterruptamente na área da siderúrgica [Agradeço as correções ao texto, feitas em 2005 por Renato Gigliotti e Carlos Alberto R. Alvarenga].

   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

Detalhe dos truques do vagão torpedo nº 14 da CST
Vagão torpedo nº 14 da CST
CST - Cia. Siderúrgica Tubarão
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