Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Ferreomodelo de vagão prancha na maquete, com a carga de placas de aço em miniatura
Ferreomodelo de vagão prancha na maquete, com a carga de placas de aço em miniatura

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   

Ferreomodelismo
Placas de aço enferrujado
para vagão prancha

Eliezer Magliano
Centro-Oeste nº 87 - 1º Fev. 1994

Há muito tempo estou procurando uma carga para meu ferreomodelo de vagão prancha Frateschi, que é leve demais e não pode transmitir tração sem descarrilar.

Não tinha nenhuma solução simples, ainda, até que, passando pela estação de Angra dos Reis, vi uma composição de vagões carregada de placas de aço bruto, não beneficiado, provenientes da CSN - Cia. Siderúrgica Nacional, provavelmente para exportação.

Uma carga incomum, já que a maioria dos carregamentos que tenho visto são de bobinas. No destino final, essas placas são aquecidas e relaminadas.

Quando digo bruto, é bruto mesmo: um pouco empenadas, laminação e corte grosseiros das pontas, apenas para facilitar manuseio e transporte. Inteiramente oxidadas, com cor laranja. Segundo um catálogo 1962 da CSN, a largura dessas placas varia de 24 a 48'' (61 cm a 1,2 m); e a espessura, de 3-1/4 a 8'' (8 a 20 cm).

Não tenho indicação dos comprimentos, mas acho que deve se limitar ao comprimento do vagão. As que vi tinham comprimento de uns 3,5 m, largura 1,05 m, e espessura 16 cm. As espessuras, por exemplo, variavam de 15 a 17 cm. Não vi, mas segundo o pessoal da estação houve alguns carregamentos com placas longas, de 10 m.

Na usina as placas são marcadas à mão com vários dados, conforme croqui anexo, escrevendo-se com tinta branca a pincel sobre faixas pretas previamente pintadas, com comprimento em torno de 85 cm, e que ocupam a espessura da placa.

Algumas têm trechos, nas pontas sem inscrição, pintados de branco com 15 a 30 cm de comprimento. Em escala HO essas inscrições seriam pouco mais que tracinhos brancos.

Na lateral tinham, na ponta esquerda, acima, as dimensões de comprimento, largura e espessura em milímetros. Por exemplo: "3500 x 1050 x 160"; e abaixo a inscrição, constante, "WE 72495-01".

Mais adiante, na faixa central, "MADE IN BRAZIL — CSN". Numa das extremidades, em cima à esquerda, "P8736", "R02008", "R02016", "R65439", "R53029", "R33110" etc. Em cima à direita, "1A3668", "1B4906", "2C0215", "1C3526", "1C3863", "1A5121" etc.

E em baixo à direita, a única identificação reconhecível, a classificação do aço: "SAE 1009/NBR 8300". O "1009" pode ser "1015", "1020", "1025", "1030" etc., porém não mais que "1095".

Inscrições a serem aplicadas na carga para ferreomodelo de vagão prancha

As placas são empilhadas nas duas extremidades das pranchas, sobre os truques, separadas do vagão e entre si por pedaços de madeira desuniformes em torno de 3'' x 3'', um pouco mais compridos que a largura da prancha, e colocados sem muito capricho.

Os vagões têm uma lotação nominal de 63400 a 64000 kg, aqui na bitola métrica, porém a capacidade das linhas por aqui, segundo me informei, é de 58000 kg por prancha (era 54000 até pouco tempo atrás). Como o peso específico do aço é de 7850 kg/m3, uma placa de 3500 x 1050 x 160 mm pesa uns 4600 kg, o que dá umas 10 a 12 placas por vagão, 6 em cada ponta.

Não consegui fotos dos vagões carregados, apenas (com dificuldade) das placas já empilhadas no cais do porto.

A vantagem dessa carga é sua simplicidade. No protótipo ficam no lugar por seu próprio peso, dispensando peamentos, fueiros etc. Sua execução em HO não deve ser difícil, bastando conseguir as 10 ou 12 plaquinhas de aço (ou outro material pintado, mas nesse caso pode não haver o peso), em escala; e 20 ou 24 sarrafinhos de madeira (para estes, usei folheado de madeira).

As placas podem ser obtidas em serralherias, ferros-velhos, metalúrgicas, ferreiros etc. Em escala, as placas citadas acima teriam 40 x 12 x 2 mm, aproximadamente; e a 0,00785 g/mm3 pesariam 7,5 gramas cada uma; ou 75 a 90 gramas no total.

Se for muito, pode-se furar as placas internas para reduzir o peso; e se for pouco, colocar folhas menores de chumbo entre as placas.

As placas devem ser coladas aos sarrafos de madeira, talvez com Araldite ou Superbonder, e o conjunto fixado ao vagão, com estas mesmas colas, ou por outro meio.

As placas devem ser ajeitadas (empenadas, limadas nas bordas etc.) e em seguida pode-se tentar enferrujá-las.

Tentei, mas não consegui uma ferrugem uniforme e na cor que queria. O resultado mais próximo foi conseguido lavando as placas com detergente e deixando-as molhadas com água pura.

Acabei pintando com guache. Outras tintas podem ser experimentadas.

Um verniz incolor fosco deve ser necessário para manter a pintura ou oxidação no lugar, e não sujar as mãos.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

Placas de aço bruto fotografadas por Eliezer Magliano no porto de Angra dos Reis
Placas de aço bruto fotografadas por Eliezer Magliano no porto de Angra dos Reis
Um transformador para o vagão prancha rebaixado | Concurso CP de cargas para vagão prancha
Vagão prancha com gabarito para cargas especiais
I Concurso CP-Phoenix-EM-CO de Cargas para Vagão Prancha
Transformador (1° colocado) | Bobinas envoltas em papel oleado (2°) | Fardo de chapas grossas de aço (3°)
Bobinas cobertas com encerado (4°) | Container (Menção honrosa) | Madeira para polpa de papel | Máquina coberta com lona
Pilhas de dormentes | Sucata ferroviária | Pilhas de toras de madeiras | Pranchas de madeira
Siderúrgicas e ferrovia
UM10B Açominas | UM10B nº 1969 e 1970 CSN | Nº 5 Usina Queiroz Jr. | G12 Acesita | Nº 9 CST
CT-31 Cosipa | Vagão torpedo CST
Usiminas | Locomotivas | Vagão especial | Vagões torpedo
Vagão gabarito | Placas de aço bruto
Pelas lentes do Eliezer
Um passeio na Mata Atlântica | A SR2 RFFSA em Angra dos Reis | A chegada das “Namibianas”
Uma viagem no Trem das Montanhas Capixabas | O álbum do dr. Ivancko | Maquete suspensa no teto
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade