Ferreomodelismo
As locomotivas nacionais e os ferreomodelos, mesmo estrangeiros, que mais se
aproximam
Fábio Dardes — Centro-Oeste nº 16 (Jun-1986)
O Centro-Oeste é feito por modelistas e para modelistas e, para tanto, temos
que divulgar artigos e dicas que ajudem o nosso modelista, independente de seu
material ser nacional ou estrangeiro.
Hoje, estou "mordido pelo bichinho do modelismo nacional". E por modelismo nacional,
entenda-se modelar protótipos que realmente existem no Brasil. Para isso, temos
de recorrer a material estrangeiro e modificá-lo, para chegar o mais próximo possível
do real.
Enfim, é o preço que temos de pagar, para realizar um ferreomodelismo autenticamente
brasileiro.
Não podemos ficar somente com as locomotivas G12, G22U e U20C da Frateschi. Mas,
no Brasil, infelizmente muitos acham que o modelismo estrangeiro é melhor, mais
bonito.
Mal sabem eles que nosso parque ferroviário é diversificado, possibilitando inúmeras
alternativas de modelismo. O que falta é uma melhor divulgação e conhecimento
do nosso material, e espero poder colaborar quanto a isso.
O quadro acima lista os protótipos de locomotivas diesel existentes no Brasil
e seu correspondente mais próximo, em modelo, indicando o tipo de modificação
necessária, apenas nas linhas mais gerais.
Alongar corpo e trocar truque de 2 para 3 eixos. Utilizar
truque da SD-24 Atlas
Observe que:
Estes são modelos que podem ser executados. Alguns apresentarão graus maiores
de dificuldade, pois serão necessários vários cortes e ajustes.
Estas modificações estão somente em fase de projeto. Qualquer modelo que
se escolha exigirá um estudo mais aprofundado com fotos do protótipo, plantas
etc.
Existem ouros protótipos que, para serem modelados, teremos que partir do
zero, pois não existe modelo similar. Por exemplo, a B-12, primeira locomotiva
a diesel da GM que foi exportada para o Brasil. Ela seria uma "F" de exportação.