Ferreomodelismo
Escalímetro de peso para vagões
Evandro Ribeiro - Niterói, RJ
O peso que usei no meu vagão box, seguiu uma prática recomendada pela NMRA, a RP-20.1,
de que "o peso de cada unidade deve ser de 28,3 gramas + 5,6 g por cada centímetro de comprimento do carro ou vagão",
conforme mencionado pelo Waren Delano, no CO-68.
Fazendo a conversão, resultou que cada 5 g correspondem a 8,93 mm de comprimento do vagão, iniciando com 28,3 g. Para facilitar
a construção de uma escala, arredondei os valores para 30 g iniciais e mais 5 g para cada 8,9 mm.
-
Obs.1: O peso indicado pela RP20.1, nada tem a ver com o peso do vagão real em escala, (até porque isso
seria impossível, já que os materiais de construção e as espessuras sesão diferentes). É uma
indicação que tenta reduzir a possibilidade das flanges dos rodeiros, saltar sobre os trilhos e descarrilar.
-
Obs.2: Quando digo trilho, estou me referindo a grade; trilhos e dormentes.
-
Obs.3: Balanças com escalas maiores, p.ex. 5Kg, dificultam a leitura desses pesos, mas não impedem seu
uso.
-
Obs.4: O mais importante: Nada disso é obrigatório, nem desqualifica o modelo que não seguir a
norma. Hobby é diversão, cada um se diverte como quer. Já em grupos fechados, os participantes podem exigir ou
não.
Para conferir, uso uma balança de dietas, cuja escala vai até 500 g, adaptada com um trilho no lugar da bandeja, para receber
o vagão. É necessário zerar a escala (com o trilho) antes de pesar o vagão.
Ferreomodelo de vagão ferroviário (miniatura) sobre a balança adaptada
Balança adaptada para a pesagem de ferreomodelos de vagões
|