Fernando Leon Lucas — Centro-Oeste nº 85 (1º-Dez-1993)A fixação dos truques ao chassi de carros e vagões é feita através de um parafuso de 2,5 mm de diâmetro e 10 mm de comprimento, com porca e arruela. A porca é encaixada numa peça de poliestireno de 2 mm de espessura por 8 mm de largura, e comprimento conforme a largura do chassi — geralmente cerca de 30 mm (Fig. 1). O encaixe da porca nesta peça visa permitir sua fixação, já que é difícil colar uma peça metálica no poliestireno. Há 2 maneiras de fazer o encaixe. Uma das maneiras é furar o plástico estireno com broca de 2 mm de diâmetro e — com uma lima quadrada do tipo usada por ourives — alargar o furo e dar-lhe o contorno da porca.
Sendo a porca sextavada, torna-se difícil dar ao furo este contorno. Por isto vamos limar 2 cantos da porca para que fique retangular. É fácil limar o furo no plástico estireno para torná-lo retangular e encaixar a porta. A outra maneira é esquentar a porca na chama de uma lamparina, ou mesmo na chama do fogão. Com ela quente, pressione-a contra o poliestireno até que ela penetre e até mesmo passe para o outro lado. Desta forma a porca pode permanecer sextavada. Para facilitar esta operação, enrosque a porca na ponta de um parafuso e use um alicate para segurar o parafuso na hora de aquecer a porca. Ao redor do furo no plástico fica uma saliência de material derretido que será removida com uma lima ou lixa. Coloque no furo outra porca, pois a que foi aquecida fica queimada e enferruja com facilidade. Se for usado o segundo processo para encaixar a porca, é conveniente primeiro fazer o encaixe — e só depois cortar o poliestireno no tamanho desejado, de modo que o furo fique corretamente centralizado. Cole a peça de poliestireno (com a porca encaixada) no fundo do chassi. Caso a porca tenha mais do que os 2 mm de espessura do plástico, é bom limá-la para que fique nivelada em ambas as faces. Para evitar que a porca saia da posição cola-se por cima um outro pedaço de poliestireno de 2 mm de espessura e formato de 8 x 8 mm. Se preferir faça-a redonda com um diâmetro de 8 mm. Seja qual for o feitio escolhido, este "fecho" deve ter um furo central de 2,5 mm de diâmetro para a passagem do parafuso. Não esqueça de centralizar muito bem este furo com o furo da porca, por ocasião da colagem. Além de "trancar" a porca em seu lugar, o "fecho" serve de encosto para o assentamento do truque, mantendo uma distância adequada do chassi e permitindo sua livre movimentação (giro). Dependendo do tipo do chassi, é possível que se precise colar 2 "fechos", um por cima do outro.
Truques ferroviários
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