Construção de um ferreomodelo
Estrutura para o vagão prancha rebaixado
Fernando Leon Lucas
Centro-Oeste n° 93 – 1°-Fev-1995

A construção do vagão-prancha rebaixado seguiu as especificações apresentadas por Marcelo Lordeiro
na Revista Ferroviária, edições 93/Abril e
Maio.
O ponto de partida é a estrutura da plataforma com rebaixamento central.
Corte em poliestireno 2 laterais com o perfil do rebaixamento. Nas 4 curvas, o raio menor é de 2 mm e o raio maior, de
7 mm. A diferença de 5 mm é a altura do perfil; e sua espessura é de 2 mm.
A montagem da estrutura exigirá 24 espaçadores de 5 mm de altura por 30 mm de comprimento e 2 mm de espessura.
É importante instalar 7 espaçadores na área de cada rebaixamento.

Cada jogo de 2 truques é, por si só, um pequeno vagão-prancha. A articulação entre eles fica a 10 mm das extremidades do vagão principal;
e sobre a terceira roda do vagão-truque, contando da extremidade para dentro.
Este é apenas um dos modelos possíveis, conforme protótipo da extinta Mogiana, e você poderá segui-lo em detalhes no artigo original — solicitado
em xerox à RF, ou ao autor.
O mais importante é compreender a técnica básica — e procurar entre suas plantas o protótipo que mais lhe agrade — e lançar as mãos à obra.
Não é um projeto para quem vai iniciar-se na construção de modelos, mas para quem já sentiu o gostinho de fazer experiências próprias.
Recomendo, de passagem, os artigos:
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