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Canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Foto: Jorge A. Ferreira Jr.
Artilharia ferroviária no Brasil
Características do canhão ferroviário
Jairo A. O. Mello
Centro-Oeste n° 65 10 Abr. 1992
Fotos: Newton Carneiro e Jorge A. Ferreira Jr, 2001
| Características do canhão ferroviário |
| Diâmetro do tubo (calibre) |
177,8 mm
(7 polegadas) |
| Comprimento do tubo |
8,178 m |
| Comprimento da parte raiada |
5,830 m |
| Peso do canhão com mecanismo da culatra |
13 ton |
| Tipo do bloco da culatra |
Parafuso Wellin |
| Tipo do mecanismo de disparo |
Mecânico |
| Elevação máxima |
+ 35 graus |
| Elevação mínima |
- 5 graus |
| Angulo de carregamento |
+ 5 graus |
| Campo de tiro horizontal |
360 graus |
| Alcance tabelado máximo |
21.200 m |
| Alcance útil |
18.000 m |
| Alcance tabelado mínimo |
100 m |
| Distância de recuo máxima |
21 polegadas |
| Distância de recuo normal |
19 polegadas |
| Municiamento |
Em qualquer azimute |
| Velocidade de tiro |
1,5 por minuto |
| Angulo de vibração |
0 grau |
| Velocidade inicial |
820 m/s |
| Vida do tubo |
800 tiros |

Placa do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL)
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Canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Foto: Newton Carneiro
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Características da plataforma M1A1 |
| Sistema de rolamento |
2 truques de 4 eixos
(No original, 2 truques pullmann de 3 eixos) |
| Sistema de ancoragem |
8 escoras tubulares |
| Sistema de nivelamento |
8 blocos niveladores |
| Quadro de dormentes de apoio |
28 a 30 dormentes especiais |
| Sistema de elevação |
2 macacos mecânicos
(No original, 4 macacos hidráulicos) |
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Características do vagão-peça |
| Peso total do vagão-peça sobre trilhos |
70 ton |
| Diâmetro das rodas |
0,830 m |
| Entrada em posição |
6 a 8 h (terreno normal) |
| Trilho |
24 kg/m |
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Detalhe da plataforma rebaixada do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro

Canhão ferroviário instalado sobre o vagão

Plataforma giratória do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro

Testeira e engate do canhão ferroviário preservado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL).
Foto: Newton Carneiro
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Material rodante
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| Comando |
1 vagão posto de comando do grupo (VPCG)
1 vagão bagagem (VBg)
1 vagão oficina (VOf)
2 vagões munição (VM)
2 vagões gôndola (VG)
1 vagão ferramental (VF)
1 vagão saúde (VS)
(Após 4 Jan. 1960. Estrado EFL e corpo construído pelo grupo) |
| Bateria de tiro |
2 vagões peça (VP)
2 vagões munição (VM)
1 vagão câmara de tiro (VCT)
1 vagão posto de comando (VPC)
1 vagão bagagem (VBg)
1 vagão ferramental (VF)
1 vagão gôndola (VG) |
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Exemplo tirado do relatório dos exercícios de 1957 |
| 1ª composição |
4 vagões gôndola
2 vagões câmara de tiro
1 vagão munição
1 vagão peça |
| Pessoal |
1 major, 3 capitães, 7 segundos-tenentes, 17 sargentos, 2 cabos e 140 soldados |
| 2ª composição |
1 vagão bagagem
1 vagão ferramental
1 vagão munição
1 vagão peça |
| Pessoal |
2 tenentes, 1 sargento, 6 soldados |
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