Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   

Ferreomodelismo
Locomotivas estrangeiras viram nacionais

Jorge Hereth — Centro-Oeste nº 74 (1º-Jan-1993)

Para enriquecermos a nossa frota de material rodante brasileiro com ferreomodelos que não constam da oferta nacional, só existe uma opção: — Recorrer a ferreomodelos importados.

É uma boa opção, embora dificilmente barata. Mesmo assim, existem bastante ferreomodelos estrangeiros que requerem apenas uma pintura de ferrovia nacional, para atender aos nossos fins (ver Quadro).

Diversos modelos também são oferecidos em versões sem motor.

Nestes casos, o Quadro também indica (entre parêntesis) o código de referência da versão dummy.

Modelos estrangeiros e protótipos do Brasil
Modelo Marca Ref. (Ref. sem motor) Protótipo no Brasil Ferrovia Obs.
Série 34 da SAS-SAR Lima 20 8134 L GT-26-CU EFVM e EFC g)
GT-22CUM-1 RFFSA g)
SW-1500 Athearn 3900 (3920) SW-1500 EF Amapá  
SW-7 Athearn 4001 (4051) SW-1200 EF Amapá  
U-30C Athearn 3460 (3470) U-23C RFFSA c)
U-33C Athearn 3500 (3510) C-30-7 EFC e Cutrale Quintella  
PA-1 Athearn 3301 (3321) PA-2 CPEF / Fepasa  
SD-40-2 Athearn 4400 (4450) SD-40-2 RFFSA e EFC c)
Budd RDC Athearn 2170 (2070) RDC-1 EFCB / RFFSA e)
S-2 Atlas 8074 S-1 EFCB / RFFSA / CBTU a)
RS-1 Atlas 8120 RS-1 EFCB e SPR/EFSJ / RFFSA / CBTU b)
RS-3 Atlas 8150 RS-3 EFCB / RFFSA / CBTU a)
RSD-4/5 Atlas 7089 RSD-5 CPEF / Fepasa / Ciminas f)
SD-40 Kato 37-010 SD-40 RFFSA c)
GE 70 ton Spectrum 81 105 GE 70 ton RFFSA c)
GE 70 ton Keystone 130 GE 70 ton RFFSA c)
GE 44 ton Keystone 108 GE 45 ton EFS / Fepasa  
AS-616 Stewart Hobbies 6000 AS-616 EFCB e RVPSC/EFS / Fepasa e RFFSA/CBTU a)
GP-9 Front Range 9101 (910115) GP-9L EFA / Fepasa d)
GP-18 EFA / Fepasa d)
C40-8 Spectrum 85 042 C-40-8 EFC  
2-6-6-2 Mantua 352 100 2-6-6-2 VFRGS  
0-4-0 T Life-Like 8301 0-4-0 T Usina Amália  
4-4-0 Rivarossi 1211 4-4-0 CPEF h)
0-4-0 ST Dapol D 2 0-4-0 ST SPR / EFSJ  
0-6-2 T Dapol D 59 0-6-2 T SPR / EFSJ  
  

Nos COs-23 a 25, o companheiro Nilson Rodrigues mostrou-nos como transformar uma SD-24 Atlas em um modelo da SD-18 da RFFSA.

Na Revista Ferroviária, vimos como transformar uma SD-35 Atlas em um modelo da SD-38 da RFFSA.

Bom, a Atlas já retirou de linha, tanto a SD-24 como a SD-35.

Mas, para quem quiser botar mãos à obra, aqui vai uma boa notícia: — Os 2 modelos foram relançados pela Con-Cor! Os códigos de catálogo são "151052" para a SD-24; e "152050" para a SD-35.

Outra opção interessante é transformar uma RSD-11 da Atlas em um modelo da RSD-12 da RFFSA. Um roteiro completo foi publicado por Nilson Rodrigues na Revista Ferroviária, em 4 partes, de 91/Fev a 91/Maio.

Observações

  

Confira, também...

Flávio R. Cavalcanti

É interessante comparar este artigo com o do Fábio Dardes, no CO-16/3 — lembrando que modelos são lançados e saem de linha.

Diferenças — principalmente no grau de perfeição proposto — nos lembram que existem gradações de fidelidade ao protótipo, a serem escolhidas livremente.

Para uma escolha consciente, recomendo também a leitura dos seguintes artigos:

  • AS-616: — Fábio Dardes, CO-20; e CO-22/15.
  • GP-9L e 18: — Fábio Dardes, CO-22/8 e CO-23/13.
  • RDC: — Marcelo Lordeiro, CO-72/7.

a) As locomotivas S-1, RS-3 e AS-616 da RFFSA podem ser modeladas na fase "Usual" (RFFSA-Central), ou na fase "Sigo" (numeração por computador).

b) As RS-1 da RFFSA podem ser modeladas na fase "Usual" (RFFSA-Central e RFFSA-Santos a Jundiaí), ou na fase "Sigo" (numeração por computador).

c) Na fase "Usual", as locos U-23C, SD-40 e SD-40-2 não apresentavam o letreiro "Central"; enquanto a GE 70 ton não apresentava a inscrição "Santos a Jundiaí".

d) Muita gente aplica pinturas da Fepasa na GP-9 da Athearn, mas este modelo está errado para o Brasil. Nossas GP-9L e GP-18 podem ser feitas a partir da GP-9 da Front Range — é só encaixar o freio dinâmico no teto. A GP-18 também pode ser obtida a partir da GP-9 sem freio dinâmico, da AHM. O detalhamento desta marca deixa a desejar mas, tecnicamente, este modelo é impecável, além de bem mais barato que o da Front Range.

e) Tal como os carros de aço inox Budd da Central (Santa Cruz e Vera Cruz), as litorinas Budd RDC também passaram bastante tempo da fase "Usual" da RFFSA com os antigos letreiros "CENTRAL", acima das janelas. A Athearn oferece uma litorina do tipo combine, só que não corresponde à nossa RDC-2. Aí, uma transformação se torna necessária.

f) Não existe nenhum protótipo chamado "RSD-4/5". A Atlas arranjou esta formulação para seu catálogo de produtos, já que a RSD-4 e a RSD-5 são externamente idênticas. A CPEF — e a Fepasa — usaram a locomotiva RSD-5.

g) Há diferenças nas buzinas, tanques de combustível e janelas laterais.

h) Conforme a época, os domos precisam ser modificados. Ver Precision Scale CO.

  
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Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
Ferramentas e técnicas de construção de ferreomodelos
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Ferrovias

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
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