Ferreomodelismo
Como construir um
compressor caseiro para aerografia
César Siqueira Prados
De: "Campa"
Data: Sex Nov 28, 2003 9:29 pm
Assunto: [Amola] Compressor Caseiro
César Siqueira Prados é engenheiro mecânico e modelista entre outras coisas. Mora em Belo Horizonte. César
tinha uma Home Page que não
está mais disponível. César autorizava o uso deste texto para fins pessoais e o e-mail disponível no site na época era: csprados@brfree.com.br
Para que um modelo fique bonito depois de pronto é fundamental que o acabamento seja bem feito, principalmente a pintura. A evolução natural
do modelista o leva a se utilizar de aerógrafos, pequena pistola de pintura, precisa, de uso profissional e amador. Existem aerógrafos de
muitos tipos, e cabe ao modelista escolher qual se enquadra melhor ao seu hobby e ao seu bolso. Só que um aerógrafo não trabalha sozinho,
ele precisa de uma fonte de ar para trabalhar. Nos meus mais de dez anos como modelista já vi inúmeros artifícios para se conseguir fontes
de ar alternativas.
É comum que o recém iniciado no hobby se utilize de compressores baratos, como por exemplo os inaladores de ar, vendidos em farmácias por
um preço bastante razoável. Com pouco tempo se percebe que esse tipo de compressor não atende as necessidades do modelista visto que por
não possuir reservatório de ar, pulmão, não mantém constante o fluxo de ar, não permitindo por isso a possibilidade de se fazer linhas finas
com o aerógrafo, por melhor e por mais caro que seja.
Algumas pessoas também se utilizam de compressores maiores, que mesmo tendo um falso "pulmão", já que como tem potência de sobra se utilizam
da mangueira de ar para estabilizar um pouco a saída, também não atendem direito ao modelista, pois devido a sua potência, tem um barulho
ensurdecedor. As vezes mais que 100 Db. Muito superior ao aceitável para o ouvido humano. Ambos modelos citados ainda tem um problema, umidade.
Nos dias chuvosos, que na minhas opinião, hoje, são os melhores para se pintar pois tem um nível de poeira no ar muito baixo não se pode
utilizar desses modelos pois a falta de um filtro de umidade torna a pintura "perigosa", visto que a água pode passar pela mangueira e sujar
o modelo. Outra coisa contra, é o fato do compressor trabalhar sem descanso, o que o superaquece e as vezes o leva a queimar.
Algumas pessoas, como bons brasileiros que são, conseguiram dar um "jeitinho" e improvisar um compressor que por si só já superava todos
os compressores citados acima. Usaram um compressor de geladeira, silencioso e durável, com um vidro de maionese para filtrar o óleo da
saída. Foi uma saída bastante engenhosa, mas ainda tinha alguns problemas como; superaquecimento, pois trabalhava direto; falta de controle
preciso de pressão de saída, tinha de se jogar ar fora para diminuir a pressão e junto com ele dinheiro; era perigoso pois um vidro de maionese,
com as vezes 40 PSI de pressão, podia-se tornar uma granada.
Resolvi então aperfeiçoa-lo e resolver definitivamente todos os problemas. Acho que consegui e após quatro anos de teste e várias unidades
construídas resolvi disponibilizar aqui todas as informações necessárias para sua confecção. Vamos a elas.
Esta matéria foi obtida por Eduardo Campanhã
no forum Webkits
e divulgada nos grupos Amola,
Ferrovia Global e Trens,
com as informações acima. Graças a estas informações,
foi possível contatar os autores César Prados e Arnaldo
Renz Jr., que autorizaram a publicação também no
site VFCO. César Prado adianta que pretende disponibilizar novamente
seu site, no mesmo endereço.
Webkits
– Excelente grupo de discussão on-line, abrangendo todos os hobbies
(inclusive ficção científica), com ótimas
listas de links para publicações, fabricantes, revendedores
etc. Escolhe-se um hobby, dentro do hobby um tema, e ali se lêem
as mensagens, podendo-se acrescentar respostas. A qualquer momento,
pode-se ir para outro tema, outro hobby etc. Totalmente fora do esquema
tradicional dos Yahoo!Grupos, e sem avalanche de mensagens para a sua
caixa postal.
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