César Siqueira PradosA primeira coisa a fazer e examinar todas as peças, ler todos os manuais disponíveis, entende-los e programar uma seqüência de montagem. Evidentemente a primeira coisa a ser feita é o reservatório, pois será a base de todo o sistema. Caso seja necessário lixe-o, e solde com solda elétrica, não solda branca, quatro ou três parafusos ou rodinhas, o que achar melhor. Se escolher parafuso coloque pezinhos de borracha nos mesmos. Leve em conta que o reservatório deverá possuir uma torneira para drenar a água que ali se acumula e esta deverá estar na parte de baixo. Em cima e da forma mais nivelada possível solde também com solda elétrica os parafusos que fixarão o motor, se quiser faça uma base como achar mais conveniente mas nunca solde o motor direto no reservatório. Feito isso o reservatório estará pronto para a pintura. Passe o zarcão e a tinta conforme instruções nas latas. Agora vem a parte das conexões. Você terá de através de combinações de conexões, conectar, em uma seqüência definida por você o presostato , a válvula de segurança, o manômetro, o filtro-regulador de ar e o dreno no reservatório. As vezes acontece de ter de se usar conexões apenas para adaptar tipos de roscas diferentes (polegadas/milímetros). O presostato e o manômetro devem ficar em cima e sempre que possível longe do filtro-regulador de ar para evitar que óleo vindo do motor entre no filtro. O filtro-regulador deve, respeitando a condição acima ficar no lugar mais confortável para o uso, mas sempre na metade horizontal superior do reservatório. A válvula de segurança deve ser colocada no lugar mais protegido do sistema, mas nunca em baixo, geralmente atrás. Uma das saídas do motor, quando for o caso deve ser soldada em um pedaço do tubo de cobre com a outra extremidade, soldada ou rosqueada no reservatório. Mas atenção, esse tubo deverá ter a forma de uma letra U invertido tendo a sua parte mais alta situada a mais de 5 cm do mais alto ponto do motor, este procedimento vai dificultar enormemente a passagem de óleo do motor para o reservatório. A solda nesse caso deve ser feita com solda branca e ferro de solda de mais de 150 Watts. Obs: Todas as conexões rosqueadas devem ser feitas utilizando fita veda rosca.
Parte elétricaEsta deve ser feita com o auxilio do manual de instruções do presostato e com as instruções fornecidas com o vendedor do relê do motor pois diferem muito, mas basicamente é o seguinte : Um dos fios do cabo de força do motor deve ser conectado no comum do relê. Os outros dois fios do relê devem ser conectados ao interruptor presente no presostato e por fim o outro lado do interruptor ligado deve ser ligado ao fio que sobrou do cabo de força. CalibragemExistem dois componentes que devem ser calibrados. Não se esqueça mesmo que esteja escrito que eles são pré-calibrados, recalibre pois as calibragens originais são para operações em nível padrão (pressão máxima de 120 PSI). Siga a ordem descrita. As calibragens serão feitas para desligar em 65 PSI, ligar em 80 PSI e abrir a válvula de segurança em 90 PSI, níveis que foram testados e aprovados por mim e por outras pessoas. Primeiro, calibre a válvula de segurança. Afrouxe a porca que trava, enrosque no sentido horário a parte interna da válvula e ligue o compressor, espera até atingir 90 PSI e desligue. Lentamente desenrosque a parte interna até que comece a vazar ar. Pronto, agora movendo apenas a porca de trava aperte bem. Segundo, calibre agora o presostato. Provavelmente você terá um manual e dirá como ajustar mas de qualquer forma o procedimento é básico para todos. Existem dois parafusos, um é o de pressão máxima e o outro é de diferencial de pressão. Você provavelmente, se seguiu a ordem recomendada terá um reservatório algo próximo de 85 PSI, então é so abrir a saída de ar para deixar o ar escapar até que o presostato indique 70 PSI. Ligue então o motor e com muita atenção ajuste o parafuso de pressão máxima para que desligue quando a pressão do presostato atingir 80 PSI. Agora que o motor esta desligado abra a saída e com atenção ajuste o parafuso para que o motor volte a ligar quando a pressão atingir 65 PSI. Talvez seja necessário refazer o ajuste duas ou três vezes para obter êxito. Pronto você tem agora um excelente compressor para aerógrafos, silencioso, potente e muito versátil. As pressões de trabalho serão definidas pelas tintas utilizadas com suas respectivas dissoluções e métodos empregados. Não se esqueça de drenar o reservatório periodicamente e completar o nível de óleo a cada 100 horas de motor ligado. Se você montou esse compressor ficarei muito agradecido se me for enviada uma reportagem sobre o assunto. Como construir um compressor caseiro
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