César Siqueira Prados
O reservatório de ar de freio de caminhão funcionará como pulmão do compressor, ou seja vai armazenar o ar, estabilizando a saída, permitindo com que o motor funcione ciclicamente e ainda permite que se termine um trabalho caso falte energia elétrica. Aconselho que tenha volume entre 20 e 30 litros. Pode ser adquirido em ferro-velho que trabalhe com peças de caminhão, desde que em bom estado. Verifique se não esta muito oxidado e adquira apenas os modelos que trabalhem com alta pressão (mais de 90 PSI). De preferencia aos que possuem muitas saídas de ar, isso facilitará a montagem diminuindo as conexões. Compressor, coração do sistema, não é necessário um novo, adquira um recondicionado em lojas confiáveis e teste para certificar-se de que consiga "dar partida" sob 80 PSI de pressão. Aconselho os modelos de 1/4 de HP. Não se esqueça de que é necessário um relê apropriado para permitir a partida. Verifique a ligação, com o vendedor pois é especifica para cada modelo. Presostato é um equipamento que faz a automação do compressor, ou seja depois de regulado ligará o motor quando a pressão atingir 65 PSI e desligará quando atingir 80 PSI. Pode-se adquiri-lo em lojas especializadas em compressores, o modelo mais simples basta. Não se deixe levar pela conversa do vendedor.
Regulador de pressão com filtro de ar é um equipamento que vai dar segurança e precisão a pintura pois mesmos nos dias mais úmidos retirará 99% da umidade. Existem muitos modelos e aconselho a dar preferencia ao modelo de duas saídas. O modelo mais comum nacional é muito bom, mas atenção a diferença de preços entre lojas. De preferencia a modelos pequenos nacionais pois caso necessário substituir o filtro algum dia não deverá ter problemas. Não é um equipamento muito difícil de se encontrar, podendo faze-lo em lojas especializadas em compressores ou ferramentas em geral. Válvula de segurança é uma peça barata e insubstituível. Não se deixe levar pela tentação de não usa-la. Adquira em lojas especializadas em compressores. Manômetro é um instrumento de medida de pressão. Pode-se encontrar em lojas especializadas e em lojas de ferramentas. De preferencia a modelos de 100 PSI pois se a pressão máxima de trabalho será de 80 PSI, o manômetro de 100 PSI dará uma leitura mais precisa. Filtro de ar (entrada) - Peça fácil de ser confeccionada, mas pode também ser adquirida. Trata-se apenas de um recipiente onde se coloca algodão com o objetivo de não permitir a entrada de partículas sólidas no motor. Cabo de força de 20 Ampères - Fio de ligação de 127 Volts ou 220 Volts. Aconselho os modelos já prontos, pois são muito mais seguros. Não abra mão da capacidade de corrente para que não trabalhe quente. Solda vai servir obviamente para soldar os tubos de cobres que farão a ligação entre compressor- pulmão. Branca já serve mas atenção para o ferro de solda utilizado pois deverá ter no mínimo 150 Watts para uma perfeita fusão. Tubos de cobre vão ser utilizados para fazer a ligação compressor-pulmão. Adquira com um diâmetro superior ao do motor , para que não seja comprometido o fluxo de ar. Conexões serão utilizadas para unir os componentes e não é possível aqui descreve-las pois dependerá dos componentes adquiridos. Apenas leve em conta que deve-se utilizar conexões de mesma liga pois ligas diferentes possuem potenciais elétricos diferentes o que induz a oxidação das mesmas. Aconselho latão. Zarcão e esmalte sintético serão utilizados para dar uma acabamento no reservatório (pulmão), caso tenha sido adquirido de ferro-velho. Siga as instruções nas embalagens e utilize a cor de preferencia. Use se possível revolver de pintura, se não for possível um pequeno rolo de pintura de espuma mas não um pincel pois o acabamento é inferior. Fita veda rosca será utilizada para envolver as roscas das conexões afim de não permitir o vazamento de ar. Qualquer supermercado tem. Como construir um compressor caseiro
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