Jorge Hereth – Centro-Oeste n° 78 – 1°-Mai-1993Que tal alguém dar umas dicas de transformação de modelos de vagões estrangeiros em vagões nacionais? Isso iria quebrar um galhão, para muitos companheiros (Ricardo Santoro, SP/SP). Existe uma série de modelos estrangeiros de vagões de carga, que podem ser aproveitados para retratar trens cargueiros nacionais. Confira na Tabela 1.
Para usar o modelo Rail Line ref. 130, lembre-se que a bitola original é de 762 mm. Então, HOn2-1/2 nele! Quanto ao modelo Funaro & Camerlengo ref. 2052, observei que apresenta as características de inúmeros protótipos brasileiros. Embora nada possa garantir, não ficaria surpreso se este vagão já não rodou em alguma estrada de ferro no Brasil. CarrosMontar trens de passageiros com modelos importados já não é tarefa tão fácil, já que um trem de passageiros é constituído por diversos tipos de carros. Para quem se dispõe a fazer algumas concessões quanto ao detalhamento, recomendo a linha standard da Athearn, para um trem da Cia. Paulista. Admito que os carros não são bem aquilo que costumava rodar na CP, mas vendo-os em conjunto, adequadamente pintados, formam uma composição bem convincente da antiga Paulista. Ao mostrar a página 131 do catálogo Walthers 1992 para um ex-funcionário da CP, ele me respondeu que os carros "eram bem esses". De fato, há um antigo carro de passageiros, hoje servindo para abrigar as equipes da manutenção, na estação de Panorama. Tem 16 janelas em cada lateral, e um comprimento de aproximadamente 20 metros. Para formar um trem da CP, os carros podem ser aproveitados conforme a Tabela 2.
Quanto ao detalhamento, esta opção não é lá essas coisas. Mas quem aproveitar esta idéia terá um trem apresentável em sua mini-ferrovia. Agora, aos carros melhor detalhados para nossa realidade: — Há diversos carros que podem ser reproduzidos a partir de modelos estrangeiros. Confira na Tabela 3.
Quanto ao carro Funaro & Camerlengo ref. 306, a CP operava-o com truques de 3 eixos, se de 1ª Classe; e com truques de 2 eixos, se de 2ª Classe. Para montar mais um trem da Paulista, agora falta somente um restaurante adequado. Porém, já dá para montar um trem regional da CP, formado por um Correio, ou Bagageiro, e 2 ou 3 carros de 1ª e 2ª Classe — algo que lembre o Trenzinho Caipira de Villa-Lobos...
A MR Custom Service lançou os carros da antiga Leopoldina. Quem sabe, o carro Mantua ref. 8044 não se encaixa no esquema? Faltará apenas uma locomotiva adequada. Por falar no carro Roundhouse ref. 5250, só há uma coisa a fazer — lembrar mais uma vez a música de Villa-Lobos, e arranjar uma locomotiva adequada para ele. A loco Roundhouse ref. 480 — uma 2-8-0 — cumpre todos os requisitos necessários para ser transformada na locomotiva n° 5, n° 16 ou n° 17 da CD. E por que não um trenzinho bem caipira — com licença! —, formado apenas por 1 locomotiva e 1 carro? Ouvi falar, várias vezes, que os carros da EF Amapá seriam os da Roundhouse ref. 6010. Porém, não disponho de nada sobre esta ferrovia. Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeirosFazendo e modificando ferreomodelos
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