Warren Delano — Centro-Oeste nº 63 (10-Mar-1992)As dimensões mais recentes e apuradas da NMRA para o espaço livre (clearance) — a ser deixado por pontes e construções em torno de um trecho reto de mini-ferrovia — encontram-se na norma S-7, revisada em 82/Ago, e com base nas quais foi feito o gabarito "Marco III" (ao lado). |
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| Omitidas as demais escalas, para maior clareza |
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47,6
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25,4
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38,1
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76,2
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25,4
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15,9
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38,1
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140,0
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38,1
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35,7
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19,0
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28,6
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57,2
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19,0
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11,9
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28,6
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105,0
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28,6
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30,2
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15,9
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23,8
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47,6
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15,9
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9,5
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23,8
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87,3
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23,8
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26,2
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14,3
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20,6
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41,3
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14,3
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8,7
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20,6
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76,2
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20,6
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21,4
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10,3
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14,3
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34,9
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10,3
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7,1
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19,0
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59,5
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19,0
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15,1
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7,9
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11,1
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23,0
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7,9
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4,8
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11,9
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42,1
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11,9
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| N. R.: As dimensões para o espaço livre adicional — requerido em trechos curvos — constam da norma S-8 da NMRA | ||||||||||
Não sei se entendi bem a pergunta do companheiro Alexandre Santurian (CO-62/11) sobre a possibilidade de assinar o "NMRA Bulletin" — boletim da Associação Nacional de Ferreomodelismo dos EUA.
Se bem entendi, a resposta seria a seguinte:
A assinatura do "NMRA Bulletin" é indissociável da anuidade do sócio — US$ 24, este ano —, com exceção da categoria de sócio "afiliado", que não recebe o "Bulletin", nem qualquer outro material, e por isso só paga 50%.
Na minha opinião, a essa distância, a única motivação para ser sócio é exatamente a possibilidade de receber o material publicado pela NMRA.
Quanto ao material publicado sobre mini-ferrovias, esses dados são utilizáveis por modelistas de qualquer parte do mundo, que usam uma das escalas para as quais a NMRA prepara normas (Standards) e práticas recomendadas (RPs).
Quanto ao material sobre protótipos, o próprio CO tem mostrado quanto equipamento da América do Norte é utilizado nas ferrovias brasileiras.
Em tempo: o desenho da V-8, preparado pelo Alexandre Santurian, é uma maravilha. Gostei muito dele e da ficha técnica.
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Observo porém que, se fosse um modelo em escala HO, o raio mínimo de curva — para velocidade baixíssima — seria de 1 metro. Isso deve ser considerado pelos companheiros que clamam por um modelo desta locomotiva. ObservaçõesN. R.: As normas (Standards) e práticas recomendadas (RPs) da NMRA formam um conjunto, onde cada item — rodas, curvas, engates, tipo de material rodante, espaçamento lateral — só funciona bem se for coerente com todos os outros. Os testes de locomotivas e vagões estrangeiros na mini-ferrovia do Alexandre Santurian (DC-21/4, CO-62/15 e CO-63/11) têm sido um bom exemplo. Suas locomotivas diesel de rodagem C-C — com rodas RP-25, engates fixados no corpo, e "construção" diferente — não operam bem em curvas de raio = 36 cm, como as locos européias. Há vantagens em ambos os sistemas. O europeu, adotado pela Frateschi, simplifica muito a vida do modelista — em especial o iniciante —, ao reduzir as exigências técnicas na construção de sua mini-ferrovia. Assim, a U-20C pode rodar numa ferrovia de curvas fechadas. Já o sistema norte-americano, faz do modelismo um "jogo" completo, onde o hobbista curte a complexidade das ferrovias reais (FRC). |
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