Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão gôndola GPD  da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Ferreomodelos
Transformando a gôndola Atma
num vagão GPD da RFFSA

Texto e fotos de Fábio Dardes
Centro-Oeste nº 18 — Set. 1986
Planta do vagão GPD na ALL

A finalidade desse artigo é aumentar o número de vagões nacionais em nossas frotas, com uma alternativa a mais de vagão, tendo em vista que até o momento não há gôndolas desse tipo no mercado.

A transformação é bem simples e pode ser feita em pouco tempo, com duas modificações básicas:

  1. Inclusão de 4 jogos de portas laterais;

  2. Nova testeira.

Nova testeira

Primeiramente, devemos eliminar os detalhes originais da gôndola Atma, usando uma lima grossa para desbaste, ou estilete, e depois usar uma lima mursa ou lixa d'água 320 ou 400 para acabamento.

Para fazer as nervuras, podemos utilizar peças de estireno de 2 mm de espessura ou colar 2 pedaços de 1 mm e depois fazer o chanfro (Fig. 1).

Devem ser feitas 4 nervuras e coladas no lugar conforme indicado no desenho.

Suporte do freio

Utilize um pedaço de estireno de 1,5 mm de espessura, recorte conforme detalhes nas fotos e cole na chapa testeira de uma das extremidades.

O volante do freio pode ser o mesmo da Atma ou mesmo o da Frateschi.

   

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Testeira do vagão da Rede Ferroviária Federal - RFFSA
Escada e freio do Vagão GPD  da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Portas laterais

Após algum tempo de estudo, creio que o meio mais fácil de fazer as portas é utilizar 4 tiras de estireno de 0,4 mm de espessura, formando o retângulo da porta, e colando-o entre os reforços estruturais da gôndola.

Na Fig. 1, fora de escala [ver planta do vagão, no pé desta página], você vê a meia-porta em perspectiva, para melhor orientação. Como subsídio e auxílio para esta modificação, veja e estude bem a planta e as fotos da gôndola.

Pode-se, ainda, trocar o truque Atma (Bettendorf) pelo Frateschi (Ride-Control).

A instalação de engates Kadee dará um realismo mais autêntico, desde que adotado em toda frota. Eu recomendo o engate #5.

A cor utilizada pela RFFSA é o dióxido de ferro. A cor que mais se aproxima é o cromato de zinco da Coral, marrom.

   

Ferreosfera

Outra vista do Vagão GPD  da RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Inscrições e logotipo da RFFSA - Rede Ferroviária Federal nas laterais do vagão GPD
Portas do Vagão GPD  da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Para terminar, algumas observações:

  1. A gôndola Atma não é modelo de nenhum protótipo existente no Brasil. Com essa transformação, teremos uma autêntica gôndola nacional, a GPD (antiga AFD) da RFFSA, fabricada pela Cobrasma.

  2. Para maior realismo, pode-se tirar todos os rebites do vagão, pois esta gôndola é toda construída utilizando solda.

  3. Pode-se também transformar o reforço lateral, que é um perfil "T", em perfil "U". Para isso, retire o "I" do perfil "T" e cole sobre o que resta novas tiras de estireno de 0,5 mm de espessura, de acordo com a Fig. 2, arredondando os cantos.

Peça de plástico para imitar o reforço lateral do vagão gôndola
Ficha técnica
Série GPD (ex-AFD)
Números 627154-5J a 627303-3J
Quantidade 150
Tipo Gôndola com bordas fixas
Lotação nominal 63.100 kg
Tara média 16.900 kg
Peso total 80.000 kg
Fabricante Cobrasma
Data de entrada em serviço Maio~Agosto/1975

Agora, é colocar mãos à obra, e boa sorte!

   

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