Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelo do vagão tanque de água da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Ferreomodelismo
Vagão tanque de água da CPEF
Cia. Paulista de Estradas de Ferro

Marcos Bertossi
Centro-Oeste DC-2 — 20 Abr. 1990

Este é um bom vagão para se construir, pela sua beleza e visual na composição, e não apresenta muitas dificuldades construtivas.

Estudemos a planta. Se as medidas estiverem em milímetros, devemos fazer a conversão para a escala HO. P.ex., o comprimento do vagão é de 11.200 mm. Para converter devemos dividir este número por 87. O resultado é aproximadamente 129 mm.

Outro artifício, quando não temos uma medida (p. ex., o diâmetro do tanque de água do vagão CP). Meça com um paquímetro ou escala de aço — teremos 21 mm. Multiplique por 100 (se o desenho estiver na escala 1:100) e divida o resultado por 87. O número obtido (24 mm) é o diâmetro do tanque já em escala HO.

Material

Após esta tarefa de cotação (medidas) do desenho em escala, iniciamos a relação dos materiais a serem utilizados:

  • Chapa de estireno de cerca de 1 mm de espessura

  • Tubos de estireno com diâmetro externo de cerca de 22 mm e comprimento de 113 mm.
    — Este item pode ser substituído por um tarugo de madeira ou tubo de papelão, nas mesmas dimensões e formato. Como iremos revestir o tubo com chapa de estireno de 1 mm, devemos descontar 2 vezes a sua espessura — por isso, o tubo terá 2 mm a menos, no diâmetro externo.

  • Tubo de estireno com diâmetro externo de aproximadamente 11 mm e 30 mm de comprimento.
    — Também pode ser de madeira ou papelão.

  • Um par de truques Bettendorf

  • Um par de engates

  • 300 mm de arame de latão ou aço, com 0,5 mm de diâmetro

Modelando um vagão de água da Paulista
O estrado | O tanque | Montagem e detalhamento | Planta
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
CPEF - Fepasa
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Fazendo ferreomodelos

Todo ferreomodelista gosta de ter, em sua maquete, diferentes tipos de vagões, dando-lhe mais autenticidade, cada vagão sendo utilizado conforme suas características e finalidades.

Para se alcançar este objetivo, a maneira mais fácil é iniciar pela modificação de modelos existentes e, depois, partir para a construção de modelos inteiramente do zero — uma prática cada vez mais usada pelos modelistas brasileiros.

Para iniciarmos qualquer trabalho de modificação ou construção, devemos ter em mente algumas regras básicas:

  1. Seja persistente e exigente consigo mesmo, criticando o seu próprio trabalho. Só assim, você poderá melhorar a cada dia. Nunca diga que não é capaz de fazer alguma coisa.
  2. Não tenha pressa. A pressa é inimiga da perfeição.
  3. Planeje cada nova tarefa a ser realizada.
  4. Trabalhe com as ferramentas adequadas.
  5. Organize seu local de trabalho.

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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