Ferreomodelismo
Locomotiva C30-7 em escala HO
Rafael Wons (Tecmodel), Jun. 2006*
07/06/2006
1 - Atlas C30-7 ALL 7628
Caros amigos
Quero mostrar aqui meu trabalho mais recente, a locomotiva C30-7 nº 7628 da ferrovia ALL, para o Filipe Defacio de Maringá.
Ficha técnica:
- Fabricante: Atlas.
- Modelo: Atlas Master C30-7.
- Ferrovia: ALL - América Latina Logística.
- Número: 7628
- Tintas: Revell e Tamiya.
- Verniz: Acrilex.
- Detalhes: Details West, Detail Associates, Custom Finish e Raul Carneiro Neto.
- Decalques: Rafael Wons.
- Engates: Kadee # 5.
[]s
Rafael W.
09/06/2006
2 - Modelos de C30-7 disponíveis no mercado
Os ferreomodelos de locomotivas C30 disponíveis no mercado (junho de 2006) são, por ordem alfabética:
a) Atlas: da linha Atlas Master (HO). Fora de produção há uns 3 ou 4 anos (estimo). DCC
ready;
b) Broadway Limited Imports: na escala HO. Foi lançada em 2005. Está em produção normal.
Com ou sem decoder com som;
c) Kato: escala "N", também fora de produção desde 1994. DCC ready;
d) MTH: escala "O". Não conheço maiores detalhes;
e) Newray: na escala "N" (segundo o fabricante), mas está mais para "Ferrorama" do que
para modelo de férreo. É vendida num kit que contém mais dois vagões e um conjunto básico de trilhos
(ideal para os filhos que insistem em mexer nas nossas Atlas, BLI, etc ...);
f) Overland Models: de latão na escala HO, está em produção e tem o melhor e maior
detalhamento, mas não possui nem DCC ready (meu sonho de consumo);
g) Rail Power: carcaça em HO, fora de produção, para adaptação inicialmente
em chassis da Athearn (U28, U30 ou U33 "C"), mas pode ser adaptada em qualquer chassi. Possui duas fases: a primeira em plástico
preto tem as testeiras abertas como as Athearn, a segunda de cor branca tem as testeiras fechadas e é um pouco melhor "trabalhada"
que as da primeira fase.
Estes são os modelos que eu conheço; é provável que existam outros...
Uma coisa que é importante frisar, é que a Athearn nunca teve C30-7, embora o modelo da U33C seja bastante parecido. As U33C
têm o "corpo" sempre na mesma largura (fora a cabine, claro); e as C30s têm o "corpo" mais largo, um pouco
antes das grades traseiras, devido à diferença de "geração" dos motores.
|