Metrô de Teresina
O centro histórico
Flávio R. Cavalcanti
Imagem: Google Earth
Teresina foi, na origem, uma cidade planejada (com traçado geométrico) e construída, para o propósito específico
de ser a sede do governo da então província do Piauí. A antiga capital, Oeiras, situava-se 200 km a sul-sudeste dali,
no rio Canindé, inadequado à navegação por ser intermitente, praticamente secando boa parte do ano.
A decisão foi tomada e realizada durante o governo provincial (7 Set. 1850 a 12 Mar. 1853) do liberal baiano José Antônio
Saraiva.
O local escolhido para a nova capital é a Chapada do Corisco (nome devido ao grande número de descargas elétricas
atmosféricas), entre o rio Parnaíba (a oeste) e seu afluente Poti. De grande importância, na época, a navegação
do rio Parnaíba facilitaria a comunicação da capital com o litoral atlântico, ao norte, e com o alto Parnaíba,
no extremo sul melhorada, ainda no Império, por obras de desobstrução do canal navegável.
Além disso, o local escolhido é onde o rio Parnaíba mais de aproxima de outro rio importante na época, o Itapecuru,
que oferecia navegação desde São Luís até Caxias, distante apenas 70 km da Chapada do Corisco. (Consta
que esta proximidade da navegação maranhense teria colocado boa parte do Piauí na área de influência comercial
de São Luís, suscitando a preocupação que levaria à construção de Teresina, para contrabalançá-la).
Devido à proximidade da navegação do Itapecuru, a ligação ferroviária entre Teresina e São
Luís começou a ser implantada a partir da cidade de Caxias, em pleno interior maranhense, sob o nome de EF Caxias a Cajazeiras, aberta em 1895 (78 km), no início da República. Só mais tarde os trilhos "recuaram"
em direção ao que viria a ser considerado seu "ponto inicial" da rebatizada Estrada de Ferro São Luís
- Teresina, atingindo Rosário em 1919 e São Luís em 1921 [ver Formação da quase-rede de ferrovias do Nordeste]. Em Flores (hoje Timon), os trilhos ainda aguardaram até
as vésperas da II Guerra Mundial, quando finalmente foram inauguradas a ponte metálica sobre o rio Parnaíba e a estação
ferroviária de Teresina.
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