Para uma história do Ferreomodelismo
no Brasil
MR Custom Service
Flavio R. Cavalcanti
De acordo com o site da MR Custom Service:
A MrCustom Service iniciou
suas atividades em 1987, quando seu fundador, o Eng. Marcelo Lordeiro,
começou um trabalho profissional e exclusivo em Ferromodelismo.
Esta atividade era praticada até então apenas em
caráter amador, sendo que Marcelo exerceu funções
de Engenheiro Mecânico na RFFSA, junto ao PRESERFE, e na
Cia. Santa Matilde, quando foi um dos Engenheiros responsáveis
pela manutenção do Metrô de Recife.
Sua iniciativa foi pioneira no Brasil, já
que a MRCustom Service é a primeira
empresa dedicada a produzir modelos ferroviários em escala
com qualidade de museu, serviços de pintura e modificações,
construção de kits e maquetes e serviço de
consultoria. Temos também a exclusividade de comercialização
de algumas marcas conhecidas, e nos dedicamos a comercializar
modelos usados ou que possuímos em consignação.
Sua área de atuação é bem ampla.
Embora focando a prestação de serviços, também
comercializa ferreomodelos das mais diversas marcas, tanto novos
quanto usados, que com frequência lhe são oferecidos
em consignação. Por isso, costuma dispor de ferreomodelos
de diferentes escalas e níveis de preço, antigos
e novos, de latão ou de plástico e muitas
vezes recebe do comprador também a encomenda de modificá-los
e pintá-los.Esse trabalho de personalizar ferreomodelos
ao gosto do cliente "custom", em inglês
chama-se "customize".
Mas o conceito também se aplica a "feito sob
medida". É o ferreomodelo "custom made".
Nessa área, também é difícil delimitar
a atuação da MR Custom Service, que se estende desde
os modelos únicos, em latão, altamente artesanais
evidentemente, utilizando motores e outras peças
adquiridas prontas, com maior ou menor modificação
conforme o caso até pequenas séries de produção
semiartesanal, que envolvem o projeto de peças, cuja produção
é terceirizada a diferentes microprodutores. Algumas destas
séries podem ser de meia dúzia de exemplares, enquanto
outras chegam a uma centena. Também variam as opções
de venda para montar, ou pronto, e com ou sem opções
"customizadas".
Por consequência, costuma ter em estoque uma série
de peças e detalhes demandados com frequência. Eis
alguns exemplos mais conhecidos:
Limpa trilhos para locomotivas RS-1 e RS-3, escala exata,
em latão [disponível em
3 Mai. 2011]
Emblema CB, escala exata, em latão [poucas
unidades em 3 Mai. 2011]
Águia da EFSJ em aço inox [disponível
em 3 Mai. 2011]
Emblema CP em aço inox para PA-1 e outros [a
confirmar]
Outro serviço, que lhe proporciona muito trabalho, é
o de projetar e construir maquetes sob encomenda.
Nada disso, por si só, tornaria MR Custom Service algo
diferente daquilo que realizam inúmeros colegas ferreomodelistas,
com maior ou menor arte e talento. Uma das diferenças fundamentais
talvez esteja nos conhecimentos de ferreomodelismo e protótipos
do engenheiro Marcelo Lordeiro, e uma disciplina de trabalho que
já caracterizava seu profissionalismo nesta área,
muito antes de se profissionalizar (em 1987, conforme sua
própria avaliação no site). Essa disciplina
de trabalho se apresenta, por exemplo, na enorme coleção
de livros, revistas estrangeiras, plantas, fotografias etc., que
já detinha há quase 30 anos, em 1984 muito
bem indexados. Sabe as informações que tem, e onde
encontrar cada uma. E consegue encontrar o que não
é pouca coisa, considerando a amplidão e riqueza
do acervo.
Do ferramental reunido em sua oficina, e que ultrapassa minha
capacidade de avaliação ou descrição,
pouco posso falar. E de qualquer forma, minhas informações
estão totalmente desatualizadas.
Essas informações me foram passadas em 1984 pelo
Gilberto Coutinho, de Brasília, que foi colega de montanhismo
do pai de Marcelo Lordeiro e teve direito a uma visita guiada
à oficina, com todas as honras da casa. Conhecendo a biblioteca
técnica e a oficina do Gilberto (pouco a ver com ferreomodelismo),
sei que ele estava plenamente habilitado a apreciar a organização
do Marcelo.