|
|||||||||||||||||||||||||||||
|
Para uma história do Ferreomodelismo
no Brasil
|
|
|
De acordo com o site da MR Custom Service:
A MrCustom Service iniciou suas atividades em 1987, quando seu fundador, o Eng. Marcelo Lordeiro, começou um trabalho profissional e exclusivo em Ferromodelismo. Esta atividade era praticada até então apenas em caráter amador, sendo que Marcelo exerceu funções de Engenheiro Mecânico na RFFSA, junto ao PRESERFE, e na Cia. Santa Matilde, quando foi um dos Engenheiros responsáveis pela manutenção do Metrô de Recife.
Sua iniciativa foi pioneira no Brasil, já que a MRCustom Service é a primeira empresa dedicada a produzir modelos ferroviários em escala com qualidade de museu, serviços de pintura e modificações, construção de kits e maquetes e serviço de consultoria. Temos também a exclusividade de comercialização de algumas marcas conhecidas, e nos dedicamos a comercializar modelos usados ou que possuímos em consignação.
Sua área de atuação é bem ampla. Embora focando a prestação de serviços, também comercializa ferreomodelos das mais diversas marcas, tanto novos quanto usados, que com frequência lhe são oferecidos em consignação. Por isso, costuma dispor de ferreomodelos de diferentes escalas e níveis de preço, antigos e novos, de latão ou de plástico e muitas vezes recebe do comprador também a encomenda de modificá-los e pintá-los.Esse trabalho de personalizar ferreomodelos ao gosto do cliente "custom", em inglês chama-se "customize".
Mas o conceito também se aplica a "feito sob medida". É o ferreomodelo "custom made". Nessa área, também é difícil delimitar a atuação da MR Custom Service, que se estende desde os modelos únicos, em latão, altamente artesanais evidentemente, utilizando motores e outras peças adquiridas prontas, com maior ou menor modificação conforme o caso até pequenas séries de produção semiartesanal, que envolvem o projeto de peças, cuja produção é terceirizada a diferentes microprodutores. Algumas destas séries podem ser de meia dúzia de exemplares, enquanto outras chegam a uma centena. Também variam as opções de venda para montar, ou pronto, e com ou sem opções "customizadas".
Por consequência, costuma ter em estoque uma série de peças e detalhes demandados com frequência. Eis alguns exemplos mais conhecidos:
Outro serviço, que lhe proporciona muito trabalho, é o de projetar e construir maquetes sob encomenda.
Nada disso, por si só, tornaria MR Custom Service algo diferente daquilo que realizam inúmeros colegas ferreomodelistas, com maior ou menor arte e talento. Uma das diferenças fundamentais talvez esteja nos conhecimentos de ferreomodelismo e protótipos do engenheiro Marcelo Lordeiro, e uma disciplina de trabalho que já caracterizava seu profissionalismo nesta área, muito antes de se profissionalizar (em 1987, conforme sua própria avaliação no site). Essa disciplina de trabalho se apresenta, por exemplo, na enorme coleção de livros, revistas estrangeiras, plantas, fotografias etc., que já detinha há quase 30 anos, em 1984 muito bem indexados. Sabe as informações que tem, e onde encontrar cada uma. E consegue encontrar o que não é pouca coisa, considerando a amplidão e riqueza do acervo.
Do ferramental reunido em sua oficina, e que ultrapassa minha capacidade de avaliação ou descrição, pouco posso falar. E de qualquer forma, minhas informações estão totalmente desatualizadas.
Essas informações me foram passadas em 1984 pelo Gilberto Coutinho, de Brasília, que foi colega de montanhismo do pai de Marcelo Lordeiro e teve direito a uma visita guiada à oficina, com todas as honras da casa. Conhecendo a biblioteca técnica e a oficina do Gilberto (pouco a ver com ferreomodelismo), sei que ele estava plenamente habilitado a apreciar a organização do Marcelo.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
|
|
|
|
|
| Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |