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Fontes

  • “Manchester”, a irmã mais velha da “Baronesa”. Benício D. Guimarães. Passado e Presente nº 2 – Jan. / Mar. 1988. Preserve / RFFSA
  • O vapor nas ferrovias do Brasil. Benício Guimarães. Ed. do Autor, Petrópolis, 1993, p. 25, 33.
  • EF Mauá. Luiz Octavio. Informativo AFPF. Março ou Abril 2003
  • O Primeiro teste de uma Ferrovia no Brasil. Jornal do Commercio, 6 Set. 1853

A existência da “Manchester” foi discutida na lista Central do Brasil, de Ago. 2002 a Mai. 2004; e as mensagens compiladas por Chris R.

A notícia do Jornal do Commercio foi enviada por Sérgio Augusto de Oliveira e transcrita por Chris R. na página da ANPF, em Abr. 2004.

O artigo de Luiz Octavio no Informativo AFPF foi fornecido em formato JPG por Sérgio Augusto de Oliveira. As efemérides citadas na coluna lateral apontam para Março / Abril de 2003.

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Estrada de Ferro Mauá
Locomotiva “Manchester”

Pesquisas: Benício Guimarães, Luiz Octavio
Sérgio Augusto de Oliveira e Chris R.
Redação: Flavio R. Cavalcanti - Out. 2013

Pesquisas feitas pelo jornalista Benício D. Guimarães na década de 1980 e por Luiz Octavio (AFPF) na década de 2000 revelaram a existência de uma locomotiva chamada “Manchester”, empregada na construção da Estrada de Ferro Petrópolis (depois EF Mauá).

Ainda que não haja indicação inequívoca de ter chegado ao Brasil e entrado em operação antes da “Baronesa”, sua função — trabalhar nas obras de aterramento para a construção da ferrovia — não deixa muita margem a dúvidas.

As obras foram oficialmente iniciadas em 29 Ago. 1852 — quando Mauá fez o imperador cavar terra e empurrar um carrinho de mão.

Embora datada de 1852, admite-se que a “Baronesa” tenha chegado no ano seguinte, quando as obras já iam adiantadas.

Sabe-se que, 7 meses antes da inauguração, já havia pelo menos uma locomotiva de 1852 — mas ainda não havia carros de passageiros. No “teste” (ou demonstração) do início de Set. 1853, diplomatas e jornalistas tiveram de se aboletar sobre um vagão inadequado:

“Logo a alguns passos vimos uma singela e airosa locomotiva com a certidão do anno de seu nascimento e do nome do seu digno pai nas rodas do centro. As letras de metal amarello portavam por fé o seguinte:

WM. FAIRBAIRN AND SONS
1852
Manchester

Ainda não havia o waggon em regra. Adaptou-se á locomotiva um carro grosseiro de transporte de materiaes, e sem mais demora deitámo-nos todos nesse waggon improvisado” [O Primeiro teste de uma Ferrovia no Brasil. Jornal do Commercio, 6 Set. 1853].

Apenas 2 anos depois da inauguração da ferrovia, a “Manchester” é considerada “velha” e sem utilidade para o serviço de tráfego.

“Possui a companhia três locomotivas em perfeito estado e a velha “Manchester”, que prestou bons serviços nos aterros; porém que hoje, abandonada completamente a ideia de continuar a linha férrea de Petrópolis ao Paraíba, não podendo ter aplicação alguma no serviço da companhia, deve ser vendida para alguma das empresas que se formam e que dela careçam” [Relatório, 26 Mar. 1856].

Sem utilidade para o tráfego comercial, pode-se compreender que a “Manchester” não constasse da “frota” normalmente relacionada na maioria das fontes históricas.

Não chegou a ser vendida. Tampouco se considerou que valesse a pena mantê-la:

“Vagão freio para o trem de mercadorias construído com os restos da velha locomotiva Manchester” [Relatório, 3 Mar. 1860, p. 287].

«» ª • — “”
Estrada de Ferro Mauá
“Baronesa” | Barca | Aproximação do porto | “Manchester”
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