Pesquisas: Benício Guimarães, Luiz Octavio
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Pesquisas feitas pelo jornalista Benício D. Guimarães na década de 1980 e por Luiz Octavio (AFPF) na década de 2000 revelaram a existência de uma locomotiva chamada Manchester, empregada na construção da Estrada de Ferro Petrópolis (depois EF Mauá).
Ainda que não haja indicação inequívoca de ter chegado ao Brasil e entrado em operação antes da Baronesa, sua função trabalhar nas obras de aterramento para a construção da ferrovia não deixa muita margem a dúvidas.
As obras foram oficialmente iniciadas em 29 Ago. 1852 quando Mauá fez o imperador cavar terra e empurrar um carrinho de mão.
Embora datada de 1852, admite-se que a Baronesa tenha chegado no ano seguinte, quando as obras já iam adiantadas.
Sabe-se que, 7 meses antes da inauguração, já havia pelo menos uma locomotiva de 1852 mas ainda não havia carros de passageiros. No teste (ou demonstração) do início de Set. 1853, diplomatas e jornalistas tiveram de se aboletar sobre um vagão inadequado:
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Logo a alguns passos vimos uma singela e airosa locomotiva com a certidão do anno de seu nascimento e do nome do seu digno pai nas rodas do centro. As letras de metal amarello portavam por fé o seguinte:
Ainda não havia o waggon em regra. Adaptou-se á locomotiva um carro grosseiro de transporte de materiaes, e sem mais demora deitámo-nos todos nesse waggon improvisado [O Primeiro teste de uma Ferrovia no Brasil. Jornal do Commercio, 6 Set. 1853].
Apenas 2 anos depois da inauguração da ferrovia, a Manchester é considerada velha e sem utilidade para o serviço de tráfego.
“Possui a companhia três locomotivas em perfeito estado e a velha “Manchester”, que prestou bons serviços nos aterros; porém que hoje, abandonada completamente a ideia de continuar a linha férrea de Petrópolis ao Paraíba, não podendo ter aplicação alguma no serviço da companhia, deve ser vendida para alguma das empresas que se formam e que dela careçam” [Relatório, 26 Mar. 1856].
Sem utilidade para o tráfego comercial, pode-se compreender que a Manchester não constasse da frota normalmente relacionada na maioria das fontes históricas.
Não chegou a ser vendida. Tampouco se considerou que valesse a pena mantê-la:
“Vagão freio para o trem de mercadorias construído com os restos da velha locomotiva Manchester” [Relatório, 3 Mar. 1860, p. 287].
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