Informativo Frateschi - para uma história do ferreomodelismo
Dois projetos de maquetes
Informativo Frateschi nº 5, de Set./Dez. 1979
Flavio R. Cavalcanti, Dez. 2010
« Agora você está com tudo
« Pensando no que escrever para este boletim, veio logo uma idéia: é preciso dizer algo sobre nosso desvio automático. (...)
« (...) Afinal, o desvio está aí.
« Para início do ano, teremos o lançamento dos trilhos: 4166 (compensação do desvio: 20° x 482,5 mm de raio) e o 4083, equivalente à metade do 4166, ou seja, 10° x 482,5 mm de raio. (...)
« Queríamos realmente dedicar este número ao lançamento do desvio. Eis por que publicamos aqui dois projetos de maquetes, um simples para principiantes e outro mais sofisticado para quem entende de lay-out ferroviário.
« Estes dois projetos fazem parte de uma publicação que estamos preparando para vocês.
« Nela, serão apresentados doze maquetes, orientações sobre construção de mesas, assentamento de linhas, ligações elétricas etc., para que você receba todas as instruções necessárias para bem construir seu lay-out. »
Estes dois "traçados" fizeram parte dos meus primeiros anos no ferreomodelismo. O pequeno, que apareceu como "Traçado 2" nas primeiras edições do manual de maquetes "Ferrovias para você construir", foi o escolhido para minha primeira façanha. O maior, acabou não aparecendo no manual de maquetes. Fui vê-lo só no ano seguinte, ao receber a coleção do Informativo Frateschi, e desde a primeira leitura inspirou o projeto da Estrada de Ferro Pireneus-Paranã, com seu pátio assimétrico, em curvas.