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Maquete de ferreomodelismo
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Essa ponte é tão fácil, que foi a primeira que fiz.
Para isso, foi decisiva a receita extremamente simples — duas páginas ½ A4 — divulgada pela Frateschi em seu Informativo do final de 1980 (IF-11).
Não ficou dramática, com certeza. Nada que se diga, "que fenômeno!". Para começar, devia estar na frente, quase na beira — e a paisagem deveria descer em direção ao visitante, formando uma espécie de anfiteatro, para o máximo de impacto.
Também ninguém precisa se diplomar engenheiro para perceber que a receita da Frateschi era tão simplificada, a ponto de conter alguns erros. Fosse mais exata e detalhada, porém, talvez inibisse o iniciante.
Fato é que a imponência da ponte de madeira em cavaletes engana, e muito. Nada mais fácil de construir e instalar.
Comecemos, então, por sua facilidade e simplicidade.
Esta é a peça básica de toda estrutura:
Duas colunas verticais suportam o peso do trem
Duas colunas inclinadas — uma para cada lado — suportam os movimentos laterais da passagem do trem
Várias traves horizontais, mantendo unidas as quatro colunas.
Para cada trave horizontal na frente das colunas, existe outra do lado de trás, formando um sanduíche
Várias traves diagonais, reforçando contra movimentos laterais
A cada trave inclinada para a direita (na frente), corresponde outra inclinada para a esquerda (na face de trás do cavalete). Em conjunto, formam um "X"
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O desenho ao lado tem 708 pixels de altura. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha salvar a figura como. Escolha um diretório.
Para a escala HO, apenas clique normalmente no desenho ao lado, e se abrirá outra janela. Salve o desenho ampliado, com o botão direito do mouse.
Fixe o papel sobre uma tábua de madeira macia.
Inicie a montagem pelas 2 colunas verticais, e em seguida as 2 colunas laterais, inclinadas para fora. Coloque-as sobre o papel, e use alfinetes de costureira / alfaiate para fixá-las na tábua, de leve. Não gaste força demais.
Sobre as 4 colunas, cole as traves horizontais da frente, com cola Aerobrás.
É uma cola amarelada, à base de solvente, específica para balsa (e madeiras em geral). Começa a secar em pouco tempo, fixando as peças e permitindo passar adiante sem muita perda de tempo — embora permita descolar, se necessário, durante muitos minutos.
Dê um período de 24 horas para a "cura" total da cola, antes de submeter o cavalete a algum esforço.
Caso não encontre cola Aerobrás na loja de ferreomodelismo, procure em lojas de aeromodelismo.
Em seguida, cole as traves diagonais da parte da frente do cavalete. Espere alguns minutos.
Retire os alfinetes, liberando o cavalete, e passe ao próximo cavalete.
Após preparar todos os cavaletes (de um lado), volte ao primeiro, para preparar o outro lado.
Fixe cada um, com alfinetes, com as traves horizontais e diagonais para baixo — e inicie a colagem das traves do lado oposto.
Ao final, cada cavalete deverá parecer com a figura abaixo:
Este é o cavalete de maior altura (24 cm), usado no ponto onde o vale é mais profundo.
Para as encostas, faça cavaletes sem as partes mais baixas: — Ao invés de 5 "módulos" de altura, apenas 4, ou 3, ou 2, ou 1, a contar do topo.
A Tabela dá as medidas aproximadas do desenho original da Frateschi (IF-11), com as colunas laterais se afastando em um ângulo de 12 graus.
Comprimento das traves horizontais (HO) |
Espaçamento vertical (do topo para baixo) |
Compr. das traves diagonais |
Compr. das colunas verticais (com sobra inferior) |
Compr. das colunas inclinadas |
---|---|---|---|---|
40 mm | - | 60 mm | - | - |
60 mm | 47 mm | 77 mm | 52 mm | 53 mm |
81 mm | 94 mm | 94 mm | 99 mm | 101 mm |
102 mm | 141 mm | 113 mm | 146 mm | 149 mm |
122 mm | 188 mm | 133 mm | 193 mm | 197 mm |
143 mm | 235 mm | - | 240 mm | 245 mm |
As traves diagonais devem encostar na traves horizontais (acima e abaixo). Se quiser, corte as sobras das diagonais — com um estilete bem afiado — após a cura total da cola.
Deixe a sobra inferior das colunas verticais e inclinadas (laterais). Cada cavalete apóia-se sobre as pontas dessas 4 colunas — e não sobre a última trave horizontal inferior.
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