Flávio R. CavalcantiMais do que fixar regras rígidas e inflexíveis, convém compreender a função de cada elemento da ponte de madeira em cavaletes. Isso ajuda a entender as inúmeras variações possíveis — tanto nas ferrovias-protótipo, quanto nas simplificações que sempre ocorrem quando são reproduzidas em maquetes. Madeiras...O projeto divulgado no IF-11 indicava varetas de balsa em seção quadrada de 3 x 3 mm — tanto para as colunas verticais, quanto para as traves, e para os reforços laterais. Vejo pelo menos 3 motivos práticos para isso — independente de qualquer engenharia:
Uma rápida consulta à lista da Casa Aerobrás — um dos principais fornecedores nessa área — mostra que existem opções. Mas não são muitas, nem muito comuns, e não são mais baratas:
Em tese, uma varilhadeira permite tirar varetas finas, a partir de uma chapa de cedro (1 metro) de 1,5 x 5 mm; ou a partir de uma chapa Hinoki (cipreste japonês - 90 cm) de 1 x 5 mm. Na prática, porém, nem todo mundo se dispõe a tanto. Adquiri uma varilhadeira há mais de 10 anos... e até hoje não me animei a mexer com isso.
... e madeirasA lógica sugere que uma trave (horizontal ou diagonal) não precisaria ter o mesmo calibre que uma coluna vertical. E de fato, vários exemplos históricos parecem confirmar, pelo menos em tese. Essa variação tem um preço: — Encontrar materiais alternativos.
Foto: – Ponte de madeira à época da construção da EF São Paulo – Rio Grande (EFSPRG), início do século XX. Fotos de várias dessas pontes aparecem no livro Trem de Ferro – A ferrovia no Contestado, Nilson Thomé, Ed. Lunardelli. Observe, logo abaixo e atrás do tênder, um vão com maior espaçamento. Uma longarina mais forte serve de apoio para 2 mini-cavaletes intermediários. Note o emprego de longarinas unindo os cavaletes também no interior da estrutura (e não só nas laterais). Veja mais: Pontes de madeira em cavaletes | Modos de usar | Detalhes | Variações | Tudo o que você queria saber...Cortando varetas com a varilhadeira«» ª Maquetes & idéias
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