Flavio R. Cavalcanti - 26 Set. 2015A ABPF Sul de Minas opera 2 trens turísticos:
Antes disso, ainda com o nome de ABPF Cruzeiro, operou o Trem da Serra, de 1997 até 2002, na parte inferior do trecho sob sua administração. HistóricoA atual Regional Sul de Minas da ABPF foi fundada em 1991, na cidade de Cruzeiro (SP), daí a primeira denominação: ABPF-Cruzeiro para operar o trecho de Cruzeiro a São Lourenço, cuja desativação a RFFSA havia anunciado. 1991 - É criada a Regional de Cruzeiro da ABPF, que futuramente viria ser Regional Sul de Minas [Linha do Tempo. ABPF Sul de Minas]. Na realidade, a desativação de quase todos os trechos ainda sobreviventes da antiga RV Sul de Minas foi anunciada em fins de 1984 ou início de 1985, final do último governo militar, a pretexto de que a Ferrovia do Aço os substituiria. Me pergunto se o convênio para a ABPF adiministrar e operar em comodato a linha de Cruzeiro a São Lourenço já não tinha sido negociado e assinado nesse meio tempo, daí resultando na necessidade de se criar, por fim, a nova Regional. Logo no início de 1991, em 16 Fev., a Folha de S. Paulo noticiava que a ABPF iria operar trens turísticos a vapor nesse trecho, já em fins de Março, com o apoio das prefeituras [Quadro de Avisos. Centro-Oeste DC-11-12, 6 Abr. 1991]. No início de Março, O Estado de S. Paulo noticiava que operar aquela linha era antiga pretensão da ABPF e da prefeitura de Cruzeiro. Também informava que a ABPF já tem contrato com a RFFSA para explorar turisticamente o trecho Cruzeiro – São Lourenço [Cruzeiro aposta no trem turístico. O Estado de S. Paulo, 3 Mar. 1991; Centro-Oeste DC-14-15, 30 Jun. 1991]. As primeiras tentativas de um trem turístico Cruzeiro - São Lourenço com a participação da RFFSA e da EFCJ usando locomotivas ou litorina a diesel não tiveram êxito, e só em 1997 a ABPF Cruzeiro / Sul de Minas pôde colocar em operação seu próprio trem turístico, com a locomotiva a vapor «» ª |
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