Ferreomodelismo live steam
Mini-ferrovia para se ver e embarcar
Centro-Oeste n° 26 — jul-1989
Mini-ferrovia de 114 metros, movida a vapor (de verdade) com capacidade para transportar seis (6) adultos (e talvez
mais), está neste momento disponível na área da Grande São Paulo. Os interessados poderão entrar em contato com o sr. Arnaldo Bottan, um
dos felizes construtores dessa maravilha em escala 1:15, bitola 90 mm, à R. Públio Pimentel, 172, (Cep) 04408 São Paulo, SP, telefones 011-532-7461
/ 441-8479 (noite). Imagens disponíveis em vídeo.
Esta foi a melhor forma encontrada pelo Centro-Oeste para abrir essa reportagem sobre uma verdadeira jóia de modelismo, usinagem, fundição
etc., que permanece ilhada em plena Grande São Paulo, montada e mostrada freqüentemente em locais inadequados, distantes, descampados, por
falta de um contato com a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo (SBF), com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com
as ferrovias (Fepasa e RFFSA), com a indústria ferroviária, Esporte Modelismo etc.

Sim, porque parece incrível que tal mini-ferrovia não seja disputada por todos, para ser armada e operada em locais adequados (cobertos,
ou pelo menos arborizados) e para um público que tenha algum interesse em vapor e/ou ferrovias.
Até mesmo operadoras de turismo (e existem várias, no Rio e São Paulo, operando com o Trem do Pantanal, com o trecho de Poços de Caldas —
poderia haver muitas mais, operando também com Paranapiacaba e Campinas-Jaguariúna) poderiam vir futuramente a fornecer apoio, desde que os
demais modelistas e preservacionistas dêem a partida.
O isolamento só não é mais incrível, porque a gente conhece o tratamento dado às cartas na nossa imprensa.
Tomamos conhecimento da mini-ferrovia a vapor, pela primeira vez, através da ótima reportagem a cores (capa + 2 páginas) publicada na revista
"Panorama" (General Motors) nº 211, ago-1985, divulgada no CO-13. Entre os 17 mil funcionários da GM, nenhum entrou em contato desde então.
Mandamos o CO-13 à revista, claro, mas também não chegou ao Arnaldo.
Tempos depois, a finada "Motor 3" publicou excelente reportagem a cores de Nelson Kuntz (a quem também mandávamos o CO, via "Motor 3" — nunca
soubemos se recebeu algum exemplar. Temos visto matérias do Nelson sobre trens, no Caderno de Turismo da Folha, e pelo menos 4 reportagens
sobre modelismo ferroviário na saudosa "Motor 3". Consta que agora ele tenta obter espaço na Auto Esporte. Fiquem de olho).
Finalmente, em 04-set-1988, o Diário do Grande ABC divulgou uma boa matéria na página 2 do Caderno A, com uma foto junto à matéria e outra
na primeira página.
Mas, sendo impossível o contato através da Panorama, Motor 3, Diário do Grande ABC etc., coube mesmo ao Arnaldo descobrir o Centro-Oeste
e entrar em contato... Coisas da imprensa nacional.
Mas, vamos ao que interessa.
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