Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
   

Ferreomodelismo live steam
Os construtores de locomotivas
a vapor vivo

Centro-Oeste n° 26 — jul-1989
Detalhe da cabine de uma locomotiva a "vapor vivo"
Detalhe da cabine de outra locomotiva, divulgada na revista "Panorama"
(General Motors), em 1985, com o manômetro e os controles
de operação da máquina.

Arnaldo e Pedro Luiz Bottan nasceram e foram criados em Lençóis Paulista, às margens da Sorocabana, e locomotivas a vapor sempre foram sua atração irresistível, nas décadas de 50 e 60.

Além disso, seu avô regulava e conhecia bem as máquinas estacionárias, a vapor, dos engenhos de pinga da região. Desde os tempos de estudante, Arnaldo se divertia construindo pequenas máquinas estacionárias a vapor, apresentadas nas feiras de ciências escolares.

Já em São Paulo, onde há 19 anos trabalha na General Motors, tomou conhecimento do hobby (mini-locomotivas a vapor, chamadas live steam) ao ver nas revistas Model Engineer Trains e The Magazine of Railroading as fotos de diversas mini-ferrovias inglesas. Foi paixão fulminante, e só muito tempo depois veio a conhecer o modelismo em escalas menores, movido a eletricidade.

Embora goste de passar de vez em quando no Lupatelli para ver as novidades, mantém-se apenas no live steam. Afinal, não é fácil manter esse hobby, quanto mais 2 hobbies.

Na GM, Arnaldo encontrou uma fonte inesgotável de dicas e orientações sobre usinagem, fundição etc., através dos colegas dessas áreas, e rapidamente convenceu o irmão Pedro Luiz, bancário, a participar também do hobby.

Ficha técnica
Peso - Locomotiva 72 kg
Peso - Tênder 30 kg
Comprimento - Loco 1.000 mm
Comprimento - Tênder 800 mm
Largura 202,0 mm
Bitola 90 mm
Capacidade de água - Loco 4,5 litros
Capacidade de água - Tênder 14 litros
Alimentação de água Bomba injetora
Material do tanque Latão
Diâmetro das rodas motrizes 108 mm
Diâmetro das rodas guia 50,8 mm
Diâmetros das rodas da cabine 50,8 e 63,5 mm
Truques - Tênder 3 eixos
Diâmetro das rodas 50,8 mm
Pressão de trabalho 5,6 a 6,3 kg / cm2
Esforço de tração +/- 15 kg
Curso dos embolos 50,8 mm
Diâmetro dos cilindros 41,2 mm
Diâmetro das gavetas cilíndricas 22,0 mm
Diâmetro da caldeira 140 mm
(com superaquecedor e sifão Nicholson)
Combustível Carvão vegetal ou lenha
Lubrificação Mecânica
(1 lubrificador para os 2 cilindros, óleo Shell Valvata)
Mancais - Loco Buchas de bronze
Mancais - Tênder Rolamentos
(de esferas - duplos)
Freios - Loco A vapor
(rodas motrizes)
Freios - Tênder Mecânicos
Rodas Tipo floral
Número de tubos (cobre) 22
(20 de fumaça e 2 para superaquecedor)

Edson Salvador Trovó, ex-aeromodelista formado em propaganda e marketing, amigo dos irmãos Bottan, aderiu ao novo hobby há cerca de 8 anos, quando fez um motor estacionário a vapor sob a orientação de Arnaldo. Daí por diante, se animou e já partiu para a construção de suas próprias locomotivas.

Além do investimento em equipamento como torno, freza, furadeira, forno de fundição etc., adquiridos quando possível em ferro-velhos — hoje eles acham difícil quantificar o investimento total, pois o processo vem há vários anos —, os três live steamers encontraram outras dificuldades. Uma delas, o dispêndio das horas destinadas ao descanso, pois, nem por ser um hobby, deixa de ser trabalho pesado. A construção de uma loco pode levar 2 a 3 anos, desde a definição da bitola e a produção do chassi, rodas e caldeira, até o retoque final. As diferenças nos horários de cada um têm de ser contornadas. Na construção da primeira loco, Arnaldo trabalhava à noite e, ao terminar, deixava por escrito as instruções para o irmão prosseguir de manhã, antes de ir para o banco.

Por fim, a dificuldade de obter as plantas detalhadas e completas — ou os materiais indicados pelas publicações estrangeiras — tem exigido uma série de adaptações nos projetos originais, o que prejudica a reprodução exata dos protótipos estrangeiros. Quanto a reproduzir protótipos nacionais, a dificuldade pode ser ainda maior — afinal, onde obter as plantas detalhadas? Aqui, não se trata apenas de detalhes externos para modelar em estireno, mas sim, detalhes operacionais internos, fundamentais.

Atualmente, os live steamers estão construindo uma Mikado, possivelmente com a caracterização externa da Sorocabana, o que ainda não está decidido.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

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