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Cabine de sinalização da estação ferroviária de Nova Odessa em 2000
Cabine de sinalização da estação ferroviária de Nova Odessa em 2000

Cabines da CP

Edson Castro

As cabines de sinalização da CPEF foram feitas em épocas muito distintas.

As duas de Campinas, são bem espaçosas e por fora tijolinho à vista.

Vinhedo, Valinhos, Louveira, — estações do começo da linha, — eram em alvenaria a parte de baixo, e a cabine em madeira.

Louveira e Vinhedo ainda estão em pé.

Valinhos foi demolida pela Fepasa, e aparece num dos vídeos do Vanderlei Zago.

Limeira e Americana, se é que tiveram essas cabines, foram demolidas e talvez por causa do CTC não foram mais necessárias.

Campinas, Valinhos, Vinhedo e Louveira, em priscas eras, além das chaves mecânicas, tinham um sofisticado (pra época) painel eletrônico com circuito valvulado.

Bauru também tinha uma cabine dessas da CP, mas ficava no pátio da NOB, na saída para Cabrália Paulista. Foi demolida no final dos anos 80.

   

CPEF - Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Cabine de sinalização de Nova Odessa

Fotos: Edson Castro

Abaixo - Placas indicativas nas alavancas de acionamento dos desvios na cabine de sinalização de Nova Odessa: “26 Sinal Linha Principal partida para Recanto” e “28 Sinal Linha Principal chegada interna Linha Principal”.

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Placas indicativas nas alavancas de acionamento dos desvios na cabine de sinalização de Nova Odessa
Placas indicativas nas alavancas de acionamento dos desvios na cabine de sinalização de Nova Odessa
   

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Alavancas de controle dos desvios na cabine de sinalização da estação ferroviária de Nova Odessa em 2000
Alavancas de controle dos desvios na cabine de sinalização da estação ferroviária de Nova Odessa em 2000
Alavancas de controle dos desvios na cabine de sinalização da estação ferroviária de Nova Odessa em 2000
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