Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Aspecto do ferreomodelo de cabine de sinalização ferroviária Atlas, vista em perspectiva com foco na escada
A torre ou cabine de sinalização ferroviária da Atlas povoou inúmeras maquetes de ferreomodelistas brasileiros, através das cópias produzidas em diferentes épocas
pela Hobbylândia, depois Modeltrem, depois simplesmente Model

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
A torre ferroviária da Atlas

Flavio R. Cavalcanti - Outubro de 2010

Embora 100% gringa — não há notícia de contribuição tupiniquim ao surgimento desse kit norteamericano —, a torre de sinalização ferroviária da Atlas é uma daquelas imagens que povoaram a história do ferreomodelismo no Brasil. Nem de longe, claro, com a mesma presença da locomotiva F7, que por mais de 2 décadas foi a locomotiva-padrão da Atma para "a linha de vagões longos". A imagem da torre Atlas teve difusão bem mais modesta, entre nós, pelo microprodutor Hobbylândia, depois Modeltrem, depois Model (no Rio de Janeiro). Com a liberalização das importações, na década de 1990, passou a povoar as maquetes e vitrines na versão autêntica.

Essa "popularidade" faz dela um parâmetro bastante adequado para servir de fundo fotográfico e comparativo a inúmeros itens da história do ferreomodelismo no Brasil, facilitando visualizar a qualidade e a(s) escala(s) de diferentes produtores e épocas.

Para dar constância às comparações, será sempre utilizado um mesmo conjunto de poucas peças — as cabines ferroviárias Atlas e Atma, e três automóveis Wiking e Brekina — para compor o cenário fotográfico dos demais itens.

Além de "escala" e "qualidade", saltam aos olhos, também, — e é fundamental o ferreomodelista brasileiro ter isso em vista — as diferenças dos próprios "protótipos" a serem retratados em nossas maquetes. Portas e janelas da imensa maioria das consruções brasileiras não têm nada a ver com seus equivalentes europeus ou norte-americanos, seja por motivos culturais, de engenharia, de regulamento, ou simplesmente de estatura média das diferentes populações (ergonometria).

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Ferreofotos

• Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

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A cabine ferroviária Atlas juntamente com duas miniaturas de automóveis em escala HO (1:87) para maquetes de ferreomodelismo
O "jeep" VW (à esquerda) e o furgão DKW vão nos ajudar nessa "viagem" visual através da história dos ferreomodelos brasileiros,
juntamente com as cabines de sinalização ferroviária Atlas e Atma
Cabines de sinalização
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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