Trem turístico de Santos Dumont
A locomotiva Zezé Leone imobilizada no galpão, em Maio de 2011
Fotos: Fernando da Silva Rodrigues - 9 Mai. 2011
Feita a apresentação inicial, após sua recuperação com recursos da Lei Rouanet, em 8 Dez. 2008, a locomotiva Zezé Leone voltou à Praça da Estação ferroviária de Santos Dumont apenas mais duas vezes, para rápidas cerimônias oficiais, segundo o portal Cabangu:
«O projeto que envolve a Locomotiva “Zezé Leone” está paralisado na cidade de Santos Dumont.
Desde que se tornou operacional a Zezé Leone esteve apenas três vezes na Praça da Estação em rápidas cerimônias. O resto do tempo a mesma se encontra sob os cuidados da Prefeitura Municipal, estacionada no pátio do IVº Depósito e impreterivelmente precisa ser movimentada pela linha para que a recuperação possa ser concluída, com os necessários ajustes mecânicos, mas isso não vem ocorrendo e a locomotiva 370 vem se deteriorando novamente com o passar do tempo, visto que sua última aparição pública foi no ano de 2010, durante as comemorações da “Semana da Asa”» [Cabangu, 01/12/2012].
Para essas três apresentações, porém, teve de ser rebocada por locomotivas diesel-elétricas da MRS Logística, do 4º Depósito até a Praça da Estação.
Colocada nos trilhos da estação ferroviária, fazia curtos percursos de alguns metros, em baixíssima velocidade.
Rebocada de volta para o 4º Depósito de Locomotivas (chamado pátio da fresa), após os festejos da Semana da Asa, em Outubro de 2010, não voltou mais.
Especulações a chamada rádio peão sugerem que a recuperação não teria sido completa, faltando (entre outras coisas) o sistema de freios, o que inviabilizaria sua capacidade de operação, até mesmo para se deslocar sozinha do Depósito de Locomotivas até a estação ferroviária.
Uma das explicações, sugerida pela rádio peão, é a de que os recursos do patrocínio da MRS, no âmbito da Lei Rouanet, teriam se esgotado, sem que a equipe do projeto conseguisse concluir a recuperação completa da locomotiva.
As fotos de Fernando da Silva Rodrigues e o vídeo de Walenson documentam a locomotiva Zezé Leone no galpão onde permanecia imobilizada em Maio de 2011.