Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vista panorâmica das maquetes da SBF em 1982
Vista panorâmica das maquetes da SBF em 1982

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo
A maquete gigante do Ibirapuera

Esporte Modelismo nº 1 (1982) - Marcus Vinícius

Depois de quase dois anos de muito trabalho e dedicação, já se encontra em fase final de acabamento a maquete de ferreomodelismo do Modelódromo do Ibirapuera, que conseguiu o mérito de ser a maior maquete em escala HO da América Latina, tamanho o gigantismo do projeto. Tudo isto só pôde ser possível graças ao trabalho dos integrantes da Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo, fundada em 1960, que não mediram esforços no desenvolvimento do projeto, trabalhando todos os sábados durante um ano inteiro.

Mas, depois de tanto esforço, a maquete é hoje uma realidade. Medindo 55 metros quadrados, a maquete conta com teleférico, cidade, árvores, estações, lagos, rios, montanhas, vegetação etc., que fazem uma paisagem de espantosa beleza, principalmente quando são apagadas as luzes do salão, e a maquete fica iluminada por sua própria decoração.

Os responsáveis

A construção da maquete foi iniciada em 1980, com o projeto de uma equipe especialmente formada para fazer o planejamento e a execução da obra. Dela fazem parte: José Roberto Aragão (responsável pelas instalações elétricas e pelos equipamentos eletrônicos e de som), Dimitrius Germuts, Raphael Aragão, Franz Ruckert, Ediso Fischer, Paulo Souza Pinto, Aldo Correia e Edson Muratori, responsáveis pela decoração e montagem da maquete.

Trabalhando todos os sábados desde as 9h30 da manhã até altas horas da noite, eles construíram uma verdadeira obra prima. Entre os trabalhos de acabamento, encontram-se em instalação o som estéreo com música suave, intercalada por "ruídos" ferroviários (apito, buzina, sino, som de máquinas etc.) e também um jogo de luz (verde e amarela) para proporcionar uma visão noturna da maquete com suas vilas, cidades e rodovias iluminadas.

Aberto a visitas

Apesar de não estar totalmente pronta, a maquete já se encontra à disposição dos 200 associados da Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo, funcionando temporariamente das 9h às 18h todos os domingos. Este horário, entretanto, deverá ser ampliado assim que a obra esteja completamente pronta.

Localizada na R. Curitiba, 290, Parque do Ibirapuera, a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo deverá abrir inscrições para novos associados na segunda quinzena de janeiro, fato que posteriormente anunciaremos.

Características técnicas da maquete

  • Escala: 1/87

  • Bitola: 16,5 mm

  • Medidas: 11,4 x 5,00 metros

  • Comprimento total dos trilhos: 340 metros

  • Número de linhas: 10 linhas com comandos independentes, sendo uma com cremalheira e outra com rede aérea

   
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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O excesso de linhas paralelas, embora racional, não agradava a todos os ferreomodelistas
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Viadutos e outras estruturas em arco evitavam muros de arrimo entre linhas muito próximas, com desnível quase vertical
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Pátio ferroviário da maquete da SBF em 1992
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Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo - SBF
Projeto: Nível inferior | Projeto: Nível superior
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Uma espiral de trilhos para grandes desníveis
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