|
|
Estrada de Ferro Central do Brasil
|
|
Os chamados «Subúrbios da Central» começaram a ser habitáveis — e habitados —
a partir do assentamento dos trilhos e entrada em operação da Companhia de Estrada de Ferro de Dom Pedro II
(EFDPII), em meados do século XIX, permitindo a primeira grande expansão urbana (ou suburbana) do Rio de Janeiro e do Brasil.
Com a República e a mudança de nome da ferrovia para Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), passaram
a ser conhecidos como «Subúrbios da Central», designando tanto os
novos bairros do antigo Distrito Federal (ex-"Município da Côrte"), quanto os municípios próximos
(no Estado do Rio) servidos pelo trem, e o próprio sistema de transporte urbano sobre trilhos.
Após a incorporação da Central do Brasil na Rede Ferroviária Federal (RFFSA, 1957), os "Subúrbios" — tanto da Central do Brasil quanto da Leopoldina — foram gradualmente reagrupados sob administração à parte, até que a Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio passou a integrar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) — depois desmembrada nas unidades de vários pontos do país, com transferência da malha do Rio (547 km) para o governo estadual, em Dezembro de 1994. Passou, então, a ser operada pela Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens), estadual.
A concessão do transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro foi parcialmente leiloada pelo governo estadual em 15 de julho de 1998, e arrematada pelo "Consórcio Bolsa 2000". A Rio Trens Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. foi a empresa concessionária criada pelo "Consórcio Bolsa 2000" para operar o sistema ferroviário de passageiros, alterando depois sua razão social para SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A.
A concessão, iniciada em novembro de 1998, tinha um prazo de 25 anos, prorrogável por igual período. Em 1º Dez. 1998 a SuperVia assumiu a operação dos trens urbanos de passageiros nos 11 municípios do Grande Rio.
Em 14 Set. 2009, o site da SuperVia (atualizado em Agosto) indicava uma frota operacional de 159 Trens-Unidade Elétricos, totalizando 525 carros — dos quais, 36 trens (novos ou reformados) com ar condicionado. A extensão da malha ferroviária era de 225 km de trilhos, operando das 3h47 à 0h48 com 716 "trens" diários (viagens).
Em 2008, os trens da SuperVia transportaram 128 milhões de passageiros (119 milhões pagantes). Um recorde de passageiros transportados registrou-se no dia 8 Abr. 2009, com 520 mil (490 mil pagantes). A capacidade era "estimada" em 1 milhão de passageiros / dia. O trecho de maior demanda é o Ramal Japeri, com a média de 200 mil passageiros diários.
Outra parte da malha, cuja concessão de não foi privatizada, é operada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística ("Central"), operando atualmente cerca de 52 km de vias férreas, com 35 estações e paradas (dados da Wikipedia).
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |