|
|
Trem Húngaro Porto Alegre - Uruguaiana
Um folheto para os gaúchos
SR-6 / RFFSA
Este folheto era distribuído
a todos os viajantes no início da operação
dos trens húngaros.
Foram, realmente, 5 unidades, conforme
no CO-88/20
(Adalberto Antiqueira, CO-91).
"Esta composição que o está transportando
é denominada Trem Unidade Diesel. Fabricada na Hungria pela
indústria Ganz-Mávag, passou a operar no Rio Grande
do Sul, juntamente com outras 4 unidades, em 1975, no transporte
de passageiros.
"Considerado um trem de luxo, o Trem Húngaro, como
ficou conhecido pelos gaúchos, atualmente faz a linha Porto
Alegre a Uruguaiana em 12 horas, cobrindo um percurso de 690 km,
diariamente. Nos fins-de-semana, a RFFSA o coloca à disposição
dos organismos de turismo para a realização de viagens
de excursão.
"Dotado de um sistema de climatização que mantém
a cabine em condições de conforto em qualquer estação
do ano, este trem dispõe ainda de poltronas reclináveis
e amortecedores, além de serviço de bar e restaurante.
"O trem Ganz-Mávag é composto de 2 carros-motores
e 2 carros intermediários, podendo este número ser
elevado para 4 (intermediários). Em cada carro-motor podem
viajar 16 passageiros; no carro B (onde se localiza ainda o bar
e restaurante), 48; e no carro C, 56 passageiros.
"Características técnicas
- "Motor - Diesel MAN - 12 cilindros em V (2 motores)
- "Potência - 800 HP (cada motor)
- "Os motores funcionam a um só comando
- "Velocidade máxima - 105 km/h
- "Velocidade de cruzeiro - 70 km/h
- "Consumo de combustível - 1 litro/km
- "Combustível - Óleo diesel
- "Transmissão - Hidráulica automática
de 3 marchas
- "Freio - Sistema de freio a ar comprimido Westinghouse
"Boa viagem!"
|
|
Acompanhe no FB
|