Mineração Rio do Norte
Estrada de Ferro Trombetas
Flavio R. Cavalcanti
A Estrada e Ferro Trombetas é uma ferrovia industrial (uso particular) para o transporte do minério bruto de bauxita, da mina, na serra de Saracã,
até a usina de beneficiamento ("lavagem"), junto ao porto de embarque, na margem direita do rio
Trombetas.
Sua extensão parece progredir, provavelmente acompanhando o avanço da mineração a céu aberto. Em 1987,
Paulo Arumaá [Trombetas: uma ferrovia na selva amazônica, Informativo
Frateschi nº 44, 1987] registrava uma extensão de 26,5 km e um número não especificado de pátios
de cruzamento de trens.
Em 1999, o Anuário dos Transportes registrava duas informações contraditórias: 30 km (sem mais detalhes); ou...
35 km de "linhas principais e ramais" + 9 km de "linhas acessórias". Também indica "Segundo nº
vias: Singela: 35 km".
Características
- Bitola: 1,000 metro
- Trilhos: 57 kg/m
- Curvas: 47% do trajeto [1987]
- Raio mínimo: 508 metros
- Tração: diesel
- Frota: gôndolas GDE 70 ton + outros
- Oficina de manutenção de locomotivass e vagões: Porto Trombetas
- Funcionários: 60
Histórico
Decreto de outorga de concessão n.º 81.889, de 5/7/78, à Empresa Mineração Rio do Norte S.A., com o direito
de construção, uso e gozo de uma estrada de ferro, ligando as minas de bauxita de Serra do Saracã, município
de Oriximiná (PA), ao Porto Trombetas (PA). A estrada de ferro tem cunho industrial.
Com o Estado brasileiro profundamente empenhado no projeto, o decreto de concessão deve ter sido pouco mais que uma formalidade —
e as obras deviam já estar bem adiantadas.
Paulo Arumaá registra o início da operação ferroviária pouco mais de um ano depois, em Agosto de 1979.
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