Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Vagões usados pela ferrovia para o transporte do minério entre a mina e o porto
Foto: Fabrício M. Storto, 2003

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Estrada de Ferro Trombetas
Vagões, produção & produção

Flavio R. Cavalcanti

Em 1999, o Anuário dos Transportes registrava a existência de uma frota quase exclusiva de gôndolas, situação aliás típica de uma ferrovia de caráter meramente industrial, para um único produto — bauxita:

  • plataforma: 2
  • fechados: 1
  • gôndolas: 90
  • hoppers: 2
  • tanques: 2

Era ainda a frota descrita por Paulo Arumaá [Trombetas: uma ferrovia na selva amazônica, Informativo Frateschi nº 44, 1987]: "A composição ferroviária é formada por uma locomotiva G12 puxando 22 vagões GDE (gôndolas de 54 m³, para 70 t + 19 t de tara). Além das composições de minério, a estrada possui 2 vagões HND para lastro, 2 TCD (tanque para 58.500 l), 2 PMD (plataforma de 14 m) e 1 fechado para serviços gerais, todos eles fornecidos pela Santa Matilde". Embora não indicasse o número de composições, o número de locomotivas (5) sugere que poderiam estar entre 5 e 4 (caso uma loco se destinasse a permanecer na reserva). Paulo Arumaá registrava uma produção de "mais de 5 milhões de toneladas anuais de minério de bauxita" — sem especificar se a quantidade se referia ao minério bruto ou processado.

As gôndolas são acopladas aos pares, dotados de engate giratório que permite a descarga no virador, ou car-dumper: — esse equipamento vira (tomba) um vagão lateralmente, despejando o minério, que é levado por correias para a usina de beneficiamento; em seguida a composição avança a distância correspondente; o vagão seguinte é posicionado no car-dumper; e assim por diante.

Outros dados do Anuário dos Transportes sugerem que as informações sobre a EF Trombetas talvez datassem de 1997: "Em 1997 transportou 9,6 milhões de toneladas de mercadorias (bauxita), equivalente a 288 milhões de TKU, empregando 60 funcionários".

Regis Motta, Milton Pimentel e João Paulo de Mello Franco [Simulação da Ferrovia Mina-Porto Trombetas, Pará, da Mineração Rio do Norte S.A. - MRN, Brasil Mining Site] confirmavam a existência, em 1993, de "4 conjuntos de vagões de 22 vagões cada, com um par de vagões de reserva" e uma produção de "8 Mtpa de bauxita". As simulações realizadas por eles, na época, indicavam que a "tonelagem máxima atingida fica ligeiramente acima dos 9 Mtpa. A curva também é assintótica, indicando que o gargalo passa a ser a ferrovia, pois as taxas de atendimento nos terminais, se consideradas isoladamente, atingiriam tonelagens anuais bem maiores que 9 Mtpa".

Fabiano Sayão Lobato [Exploration for hydrocarbons in the Amazonas basin, Signus, Special Issue - 2000] registra novo patamar de produção: "The mining company MRN (Mineração Rio do Norte) has reached there an annual production of 11 million tons which supplies around 17% of the new aluminum entering the worldwide market". Essa informação era confirmada no ano seguinte por Lúcio Flávio Pinto [Vale do Rio Doce é maior do que o Pará, O Estado de S. Paulo, 25 de fevereiro de 2001]: "a MRN (em sociedade com algumas das principais multinacionais do setor, inclusive as líderes Alcoa e Alcan) bateu o recorde de produção no ano passado, com mais de 11 milhões de toneladas de minério, quase 10% de toda a produção mundial".

Gilberto Santos Abrahão Júnior [Mineração Rio do Norte, julho de 2002, Fundacentro, apresentação sobre segurança no trabalho, PDF, 1,4 Mb. Embora focada na segurança do trabalho, a apresentação oferece dados e imagens das diversas etapas do processo — decapeamento com dragline, lavra com retroescavadeira, transporte fora-de-estrada, beneficiamento, embarque etc.] registrava um aumento para 110 gôndolas, em 2002 — ou para 112, se mantida a reserva de 2 vagões:

Transporte Ferroviário:
• 5 composições;
• 22 vagões/composição;
• 85 t/vagão;
• média 35.000 t/dia.

[Observe o aumento em relação a lotação de 70 t/vagão, registrada por Paulo Arumaá em 1987. Isso parece ser desmentido por pelo menos uma das fotos de 2003]

Indica, também, a relação de tonelagem minério bruto / minério processado, associada à passagem para um novo patamar de produção, anunciado para 2003:

• Alimentação: 15 milhões t/ano –> 10 milhões t/ano produto final;
• Alimentação (2003): 24 milhões t/ano –> 16 milhões t/ano produto final.

A superação da marca de 16 milhões de toneladas parece ter ocorrido dentro do previsto. Gustavo Faleiros [Um cenário de ficção encravado na floresta, Valor Carreira, Outubro de 2003] situava a MRN como "a terceira maior produtora de bauxita do mundo, com capacidade para processar 16,3 milhões de toneladas". Isso é confirmado por O Estado de S. Paulo [Vale aumenta investimentos e empregos no Pará, 13/08/2004, ANTF], analisando o segundo trimestre de 2004: "A produção de bauxita da Mineração Rio do Norte (MRN) no rio Trombetas, no oeste do estado, atingiu a marca de 4,1 milhões de toneladas, 12,8% acima do registrado em igual período de 2003 e 5,2% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2004".

Estrada de Ferro Trombetas
Locomotivas | C22-7i n° 108 | C22-7i n° 109 | C22-7i n° 110 | Decalques
Girador | Vagões | Hopper | Ciclo | Carregamento | Virador de vagões | Vídeo
Mineração Rio do Norte | Porto Trombetas | Albrás-Alunorte
A cadeia produtiva do alumínio | Ferrovias da Amazônia
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade