Ferrovia do Vinho - 1992
Passeio tenta vender
a Ferrovia do Vinho
Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 74 1º Jan. 1993
Após a desativação que atingiu trens turísticos e de passageiros em 1990-1991, começava em fins de 1992 a difícil tarefa de reativá-los, um por um
« Viagem especial pela desativada Ferrovia do Vinho foi realizada no domingo, 22 Out. 1992, em comemoração ao 35º aniversário da RFFSA e aos 157 anos da Revolução Farroupilha.
« O objetivo do passeio, com a presença do presidente da Rede, Osíris Stenghel Guimarães, era discutir a reativação do trecho turístico, que operou de 1987 até 1990, suspenso por falta de condições da linha.
« Até Out. 1990, segundo o Correio do Povo (Porto Alegre), a Maria-Fumaça era uma das maiores atrações turísticas de Bento Gonçalves. O passeio era feito aos domingos, até a estação de Jaboticaba, também no vale do rio das Antas.
« Aliás, em 1990, com o presidente Collor e a guerra do Iraque, o governo descobriu a necessidade de desativar quase todos os passeios turísticos e trens de passageiros, supostamente para economizar combustível.
« O jornal informa que a secretaria municipal de turismo aguarda a liberação de verbas para reativar o roteiro, que tem 40 km, entre montanhas, túneis e parreirais. A locomotiva a vapor tracionava 5 carros de passageiros, somando 260 lugares.
« O superintendente regional da Rede avalia que o custo cobrado pela empresa, numa parceria com a iniciativa privada, ficará em torno de US$ 8 / passageiro ».
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