As escalas dos ferreomodelos Frateschi
A "geometria"
da locomotiva G12
Flavio R. Cavalcanti
Para um fabricante praticamente no início, como era a Frateschi
em 1975 — longe de dispor da experiência, do mercado e da tecnologia
atuais —, o aspecto "quadradão" da locomotiva G-12 pode
ter feito a diferença entre o possível e o impossível.
Mesmo assim, o "quadradismo" do protótipo teve de ser
ainda mais acentuado no modelo, para viabilizá-lo naquele momento.
Provavelmente por limitações de viabilidade técnica
/ econômica, o fabricante simplificou o projeto, ignorando — entre
outros aspectos:
-
O nariz curto mais estreito
-
O plano inclinado entre o teto e as laterais do corpo longo
-
A redução gradual na largura do corpo longo, nas
proximidades da cabine
Esses aspectos podem ser observados facilmente nas fotos do teto
da n° 551 EFVM feitas por José Emílio Buzelin em
setembro de 1993.
Conversão de medidas |
Protótipo |
HO |
(pés-pol.)
|
(mm)
|
(mm)
|
43'-0''
|
13.106,40
|
150,5
|
25'-0''
|
7.620,00
|
87,5
|
8'-0''
|
2.438,40
|
28,0
|
9'-0''
|
2.743,20
|
31,5
|
12'-0''
|
3.657,60
|
42,0
|
8'-11''
|
2.717,80
|
31,2
|
6'-0''
|
1.828,80
|
21,0
|
5'-2''
|
1.574,80
|
18,1
|
Na planta abaixo, da Model
Railroader Cyclopedia, Vol. 2: Diesel Locomotives - Bob Hayden, as
medidas estão em pés / polegadas:
|
|

Embora focado nas principais locomotivas da América do Norte
(Canadá inclusive), a enciclopédia da Kalmbach
Publishing Co. é referência indispensável
para o modelista brasileiro que deseja conhecer protótipos
a fundo e super-detalhar seus modelos.
Além de centenas de fotos, diagramas e quadros de especificações
técnicas dos protótipos, inclui plantas e detalhes
HO para super-detalhar 70 locomotivas.
Em comparação, as plantas das ferrovias brasileiras
oferecem pouquíssima informação:
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